MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lavouras de milho registram boa produtividade no Paraná


Agricultores do estado comemoram a colheita do grão.
Mercado está promissor e os preços compensam.

Do Globo Rural

Em poucas passadas pelo milharal a colheitadeira fica cheia. Nesse ritmo, Ademar Ecker, produtor de Pato Branco, consegue tirar a média de 3,5 mil sacas do cereal por dia.
O produtor tem pressa para colher a produção que, este ano, superou a expectativa e ficou um pouco acima de 170 sacas por hectare. “Está muito bom, a produtividade está compensando bastante”, diz.
Nesta safra, a produtividade das lavouras da região está bem maior que no ano passado. Em alguns casos até dobrou porque em 2012, a estiagem castigou as plantações.
Há muito não se via tanto otimismo no campo e não é pra menos. O milho da safra de verão está rendendo tudo o que o produtor sempre espera: quantidade e preço bom.
Nessa mesmo época o ano passado, a saca de 60 quilos de milho era vendida por R$ 23. Hoje, os agricultores recebem, em média, R$ 27 pela mesma quantidade de produto.
Orgulhoso do resultado de vários meses de trabalho, Sandro Acce mostra as espigas. Ele investiu em tecnologia e não se arrependeu. Nesta safra, deve ter a melhor produtividade de milho dos últimos 10 anos. "A grandeza da colheita demonstra que estamos fazendo bem feito o nosso trabalho. Está sendo uma recompensa", conta.
De acordo com o último levantamento da Conab, o Paraná deve colher 6,9 milhões de toneladas de milho na safra de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário