MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Juíza dança no Carnaboi e coleciona tururis há 12 anos, no Amazonas


Tururi é a camisa oficial da festa que acontece no Sambódromo de Manaus.
“Antes eu tinha preconceito, agora incentivo a nossa cultura”, disse.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Lúcia Viana e a coleção de tururis do Carnaboi (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)Lúcia Viana e a coleção de tururis do Carnaboi (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Há 12 anos, a juíza de Direito Lúcia Viana mudou o pensamento em relação a uma das festas do Carnaval de Manaus. Conhecida como Carnaboi, a festa mescla trio elétrico com o ritmo do Boi Bumbá oriundo do Festival de Parintins. Antes, ela diz que 'torcia o nariz para a cultura indígena local'. Agora, ela exibe com orgulho a coleção de 30 tururis e 30 cocares. “Considero uma das danças mais sensuais do mundo e quem não gosta é por falta de conhecimento em relação à riqueza da nossa cultura. Antes eu tinha discriminação, hoje falo de boi em todas as oportunidades que eu tiver”, disse.
Os tururis de Lúcia são de diferentes épocas. O carinho e dedicação em divulgar o boi contagia quem visita a casa de Lúcia. São vários artigos indígenas disputando espaço com as fotografias de idas a camarotes do Carnaboi, em Manaus, e ao Festival de Parintins, no município parintinense.
Parte da coleção de itens de festas de bumbás (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)Parte da coleção de itens de festas de bumbás
(Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Dentre os cocares da coleção, um cor-de-rosa é especial. Desenhado pelo artista plástico, produtor de moda e carnavalesco Werner Botelho, é um dos itens de estimação da coleção adquirido há seis anos. Lúcia acrescentou ainda que a maioria dos itens que possui conseguiu após negociações com artistas no fim dos Carnabois e nos Festivais da ilha de Parintins. “A gente sempre compra a preços irrisórios. Fica a crítica para que nossos artistas sejam mais valorizados”, alertou.
Nesses anos de boi, Lúcia faz questão de incentivar e propagar a cultura indígena. Está articulando para trazer a vinda à Manaus de amigos que moram em Nova York. Em âmbito nacional, os artistas plásticos do Amazonas são reconhecidos e até já foram importados para trabalhar no internacionalmente famoso desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “Uma vez um repórter europeu me perguntou se o colar indígena que eu usava tinha sido feito na Europa”, recordou a juíza.
Aeroboi
O orgulho da melodia local iniciou com aulas de aeroboi, uma espécie de dança aeróbica com ritmo de boi difundido em academias de ginástica do Amazonas. Para Lúcia, as coreografias complexas dão um chame a mais à dança. “Quando a gente começa a dançar pensa que não vai conseguir porque realmente são bem difíceis e exige concentração. Sem contar que é uma ótima forma de manter o condicionamento físico”, garante a juíza.
As aulas de aeroboi tem início com a proximidade do Carnaboi e Festival de Parintins. Nessa época, primeiro semestre do ano, as academias iniciam os ensaios das coreografias. Apesar do ciúme dos tururis e cocares, Lúcia leva os artigos para as aulas e distribui para a turma entrar em clima de boi. “Eles voltam todos suados, mas mesmo assim empresto”, brinca Lúcia que classifica como um momento de descontração e até uma maneira terapêutica de levar a vida. Em uma tentativa de desapego, a colecionadora até já conseguiu doar 10 tururis junto às doações de época natalina do ano passado. “Foi difícil, mas consegui”, lembrou.
Lúcia se classifica como torcedora do Caprichoso, um dos bois que disputam títulos no Bumbódromo de Parintins. O boi de cor azul ganhou o coração da juíza quando ela foi pela primeira vez ao município parintinense e ficou hospedada em uma das casas da diretoria da agremiação do boi azul. “Eu não conhecia muito bem a história e tive a audácia de ir à uma casa de um grupo do Caprichoso com uma camiseta vermelha. Me decidi ali”, brincou. Em relação à rivalidade do boi com o Garantido, a colecionadora ameniza. “Gosto muito dos dois”, enfatizou.
Lúcia Viana com a coleção de itens que coleciona (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)Lúcia Viana com a coleção de itens que coleciona (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Customização
Poucos tururis utilizados por Lúcia continuam do jeito que se encontravam quando foram adquiridos. A customização é uma das formas mais comuns de tornar o tururi com a cara do folião. Assim como a roupa, os acessórios indígenas são unissex e Lúcia lembra ser uma original forma de presentear e convidar quem ainda só teve a oportunidade de ouvir falar de boi pela televisão. “Não tem desculpa. Quem gosta mesmo do boi encontra artigos de, no mínimo, R$ 3. Para os homens, tem a braçadeira e tornozeleira”, explicou
Para Lúcia, os levantadores de toadas são as expressões máximas e contagiam os torcedores do Caprichoso e Garantido durante o Carnaboi. Os doze anos de experiência da juíza no Carnaval Amazônico a fizeram perceber que a festa é um presente para a capital amazonense. “Nós temos um carnaval diferente com a riqueza dos artistas locais que são bem vistos pelo mundo inteiro. Temos que valorizar”, finalizou.
Carnaboi 2013
O samba dá lugar a toada a partir da noite desta segunda-feira (11), no Sambódromo, Zona Centro-Oeste de Manaus. Durante duas noites o Carnaboi 2013 terá 20 atrações. O G1 vai transmitir a festa ao vivo. A estimativa da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) é de que a festa conte com público de 200 mil pessoas.
Confira a programação:
Dia 11/02/2013 (segunda-feira)
20h - 20h40 Carlinhos do Boi
20h45 - 21h25 Boi Bumbá Garanhão
21h30 - 22h10 Gaspar Medeiros
22h15 - 22h55 Junior Paulain
23h - 23h40 Boi Bumbá Corre-Campo
23h45 - 0h25 Klinger Araújo e Itamar Benarrós
0h30 - 1h10 Arlindo Junior
1h15 - 1h55 David Assayag
2h - 2h40 Batucada e Israel Paulain
2h45 - 3h25 Boi Bumbá Brilhante
Dia 12/02/2013 (terça-feira)
20h - 20h40 Banda Kamaiurá e Tuãn
20h45 - 21h25 Márcio do Boi
21h30 - 22h10 Banda Garantido Show
22h15 - 22h55 Marujada de Guerra
23h - 23h40 Sebastião Junior
23h45 - 0h25 Edilson Santana
0h30 - 1h10 Márcia Siqueira e Carrapicho
1h15 - 1h55 Prince do Boi e Canto da Mata
2h - 2h40 Tony Medeiros
2h45 - 3h25 Renato Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário