MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Irregularidade da chuva prejudica lavouras de soja do RS


Regiões norte e noroeste do estado são as mais prejudicadas.
Expectativa de supersafra foi deixada de lado por muitos agricultores.

Do Globo Rural

Alziro Marin é agricultor de Tuparendi, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele plantou este ano 45 hectares de soja, tinha uma previsão de colher mais de 50 sacas por hectare, mas com a falta de chuva, a produtividade vai ser bem menor.
Nas lavouras que começam amadurecer agora, as vagens têm poucos grãos e o desenvolvimento foi prejudicado pela falta de água. A busca de informações para encaminhar o seguro Proagro já começou nos sindicatos de  trabalhadores rurais do noroeste gaúcho.
No céu, as nuvens estão carregadas, mas a chuva só veio em pontos isolados e em pouca quantidade. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia de Santa Rosa registrou no mês de fevereiro apenas 3 milímetros de chuva.
As lavouras que foram atingidas pela chuva estão com um desenvolvimento melhor, mas onde o solo não consegue segurar a umidade por muito tempo, logo aparecem as manchas nas plantas secas.
A Emater ainda não tem um cálculo de quanto deve ser a quebra no estado, mas admite uma preocupação, principalmente com o norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário