MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hotel caro é maior crítica de turista estrangeiro ao carnaval do Rio


Pesquisa ouviu 1.200 visitantes durante as festividades.
Apesar de acharem preços altos, maioria diz que voltaria à cidade.

Do Valor OnLine

O alto custo de hospedagem no Rio de Janeiro foi apontado como o principal ponto negativo para turistas estrangeiros que passaram o Carnaval na capital fluminense este ano. É o que mostrou levantamento divulgado nesta quinta-feira (14), feito em parceria pelo site Consultoria em Turismo, Fundação Cesgranrio e UniverCidade, que ouviu 1.200 turistas internacionais nos bairros da Zona Sul - Copacabana, Ipanema, Barra, Flamengo, Santa Teresa, Leblon -, bem como no Centro da cidade, entre os dias 8 a 11 de fevereiro.
Quando questionados sobre os principais pontos negativos da cidade, mais de um terço dos entrevistados (38%) citou os preços de hospedagem.
Os hotéis foram o meio de hospedagem preferido dos pesquisados, sendo a opção de 72% do total, seguido por apartamentos alugados (14%); casa de amigos (10%) e hospedagem domiciliar (4%).
manhã nublada 19 de março (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo)Turistas acham preços da cidade altos, mas mesmo assim maioria diz que voltaria.  (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo)
A rede de hospedagem não foi a única a receber críticas entre os turistas internacionais, que também falaram mal dos serviços de planejamento urbano, infraestrutura e logística. O mesmo levantamento mostrou que o segundo ponto negativo mais lembrado entre os pesquisados foi limpeza da cidade (25% dos pesquisados), seguido por serviços de táxi (18%) e terminais de chegada à capital, como aeroporto e porto.
Retorno
Entretanto, mesmo esses pontos negativos não devem impedir que a maioria dos entrevistados retorne ao Rio. A pesquisa mostrou que 84% deles voltariam à cidade - sendo que 75% dos que responderam aos questionamentos estavam na capital fluminense pela primeira vez.
Os desfiles das escolas de samba, a recepção dos nativos e o carnaval de rua podem ser as explicações para esse resultado. Entre os entrevistados, 65% foram ao Sambódromo e 55% consideraram os desfiles excelentes.
Além disso, o principal ponto positivo lembrado pelos estrangeiros em sua estadia no Rio foram a alegria e hospitalidade da população, tópico lembrado por mais de um terço dos pesquisados (34%); seguido por carnaval de rua (26%).
A pesquisa revelou ainda uma predominância dos turistas europeus, que representaram 42% dos entrevistados, ante 29% de americanos. Ao detalhar o perfil do turista internacional durante o Carnaval 2013, as entidades informaram que a faixa etária predominante foi entre 28 a 47 anos (49% dos entrevistados), majoritariamente homens (60% do total) e com nível médio de instrução (45% dos pesquisados).
Ainda segundo o levantamento, o gasto do turista internacional durante o Carnaval deste ano ficou predominantemente entre US$ 80 e US$ 120 (35% dos entrevistados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário