MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

História do vinho é tema de desfile de escola de samba no carnaval de SP


Vai-Vai mostra um pouco do trabalho dos agricultores da Serra Gaúcha.
Escola é a quarta a se apresentar no primeiro dia de desfiles de São Paulo.

Do Globo Rural

A história do vinho é o tema do desfile da Vai-Vai no carnaval deste ano em São Paulo. A escola, que já foi campeã 13 vezes, mostra um pouco do trabalho dos agricultores da Serra Gaúcha, com direito a fruta fresca para enfeitar os carros alegóricos.

A escola caprichou para mostrar toda a história da produção da uva, desde a chegada dos imigrantes. “Eu viajei para Bento Gonçalves, onde pude ter um contato mais direto com as vinícolas. Foi uma viagem encantadora porque você descobre que atrás de uma garrafa existem muitas histórias de superação, de luta e de conquistas dos imigrantes italianos que se instalaram na região e começaram a reconstruir suas vidas. Esse processo é muito lindo”, diz o carnavalesco Cahê Rodrigues.
A Serra Gaúcha, tradicional região produtora do vinho, comemora a popularização da história da bebida. Uma vinícola em Farroupilha investiu na ideia de participar do carnaval paulista. A empresa desenvolveu embalagens especiais de 250 mls de vinho que poderão ser distribuídas na avenida e nos camarotes durante o desfile.
“Inicialmente, ficamos apreensivos. Hoje, vemos com satisfação que é uma boa proposta e a embalagem dará segurança ao consumidor de continuar consumindo o produto como ele vem da origem nas embalagens tradicionais”, diz Benildo Perini, diretor da vinícola.
As uvas da Serra Gaúcha também serão destaque da escola. Parte da produção da agricultora Maira Tartarotti será mostrada para todo o país. Ela vai mandar mais de 100 quilos de uva para São Paulo. “Para mim, é a valorização do colono”, diz.
Os 120 quilos retirados de um dos parreirais da região serão usados na decoração de alguns carros alegóricos da escola de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário