MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Governo pede a embaixador consulta sobre viagem de futuro Papa ao Brasil


Embaixador no Vaticano diz que formalizará consulta à cúpula da Igreja.
Futuro Papa deve participar da Jornada da Juventude, em julho, no Rio.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

O Palácio do Planalto acionou na manhã desta segunda (11) o embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Franco de Sá Barbuda, para tentar confirmar se o futuro Papa estará presente à Jornada Mundial da Juventude, prevista para julho, no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao G1, por telefone, Sá Barbuda relatou que, assim que tomou conhecimento da renúncia de Bento XVI, informou o gabinete do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
O embaixador conta que também manteve contato com integrantes da Secretaria Geral da Presidência da República, pasta comandada pelo ministro Gilberto Carvalho. Ex-seminarista, Carvalho desempenha um papel informal de interlocutor do governo Dilma Rousseff com a Igreja Católica.
Segundo o embaixador, o Planalto pediu que ele confirmasse junto às autoridades da Santa Sé se, apesar da renúncia de Bento XVI, estaria mantida a participação do sucessor no encontro dos jovens católicos, no Rio.
“O governo quer saber como fica a Jornada Mundial da Juventude. Segundo os contatos que tenho tido, a Jornada ficará igual, no Rio. Só que, em vez do Bento XVI, irá o novo Papa. Isso é o que, por enquanto, todos estão apostando”, contou o embaixador.
Sá Barbuda afirmou que, devido ao feriado nesta segunda na Itália nesta segunda e à mobilização internacional em razão da renúncia, tem encontrado dificuldades em confirmar oficialmente se o futuro Papa virá ao Brasil em julho. O embaixador disse não ter conseguido falar sequer com o cardeal brasileiro dom João Braz de Aviz, que, atualmente, trabalha no Vaticano.
Antes de renunciar, Bento XVI havia confirmado presença no encontro católico. Nesta segunda, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, disse considerar “improvável” que o novo papa não compareça à jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário