MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Foliões registraram 402 casos de racismo no carnaval de Salvador


Maior parte das queixas, 402 de 544 denúncias, refere-se ao crime racial.
Agressão contra as mulheres é o segundo maior caso registrado em órgão.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

O crime de racismo liderou as denúncias de violência ou discriminação registrados nos quatro postos do Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT durante o carnaval. São 402 de total de 544 registros, número que representa 15,8% do total de queixas. O Observatório é um órgão vinculado à Secretaria de Reparação Racial.
A turismóloga Maria França, que assistiu ao desfile d´Os Negões, contou que percussionistas do grupo foram agredidos por foliões que estavam pipocas. "Não estava acontecendo com outros blocos. Eu acompanhei o Coruja, outros blocos, e eu não vi esse tipo de comportamento", disse. Este é um dos casos que foram registrados no Observatório durante a festa popular.
O censo do IBGE de 2010 mostrou que 76,27% da população soteropolitana é negra ou parda. Na Bahia, o percentual aumenta para 79,47%. "O racismo que incide no carnaval, em grande parte, coincide com o local em que o negro é colocado, ao lado das cordas, na condição de folião pipoca, espremido entre os blocos e os camarotes", avalia o pesquisador Valdélio Silva.
Fora da folia, a auxiliar de enfermagem Aba Hildete Correia registrou queixa de racismo contra uma agência bancária de Salvador. Segundo a vítima, ela precisou ir ao banco para assinar os documentos do financiamento estudantil.
Ana Hildete conta que o segurança do banco exigiu que a bolsa dela fosse revistada. "Quando eu fui empurrar a porta, travou. Ele disse: 'para a senhora entrar, vai ter que deixar eu revistar a sua bolsa ou então botar no guarda volume'", conta.
O Grupo Especial de Combate à Discriminação Racial apurou 215 denúncias de racismo desde que foi criado em 1997. O cordenador do grupo explica que qualquer pessoa que se sinta vítima de racismo pode procurar o Ministério Público ou uma delegacia de polícia. "A Constituição de 1988 estabeleceu que o racismo é crime inafiançável e imprescritível. Todo aparato judicial está pronto para reprimir qualquer ação nesse sentido", explicou o promotor Cícero Ornelas.
Carnaval
O dia com mais queixa foi o sábado de carnaval, dia 9 de fevereiro, que teve 143 ocorrências, a maior parte foi proveniente do circuito Osmar, no Campo Grande. A segunda principal denúncia é a de agressão contra a mulher, com total de 112 ocorrências.
O público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é responsável pela abertura de 12 queixas, 11 delas de agressões. O Observatório faz parte da Secretaria de Reparação Racial, da Prefeitura de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário