MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Foliões acompanham o Bacalhau do Batata nesta quarta em Olinda


Há 51 anos o bloco anima Quarta de Cinzas nas ladeiras do Sítio Histórico.
Bonecos gigantes e orquestra de frevo são atrações.

Do G1 PE

Bacalhau do Batata arrasta foliões nesta quarta-feira (Foto: Manoel Filho/TV Globo)Bacalhau do Batata arrasta foliões nesta quarta-feira (Foto: Manoel Filho/TV Globo)
Diferente dos turistas que já começaram a deixar Olinda, muitos foliões acompanham, na manhã desta quarta-feira (13), o tradicional bloco do Bacalhau do Batata. A concentração aconteceu no Largo da Sé. Às 10h, acompanhado de alguns bonecos gigantes e uma orquestra de frevo, o bloco deixou a Ladeira da Sé e percorreu as principais ruas do Sítio Histórico da cidade.

O servidor público Alexandre dos Santos trouxe a irmã e a sobrinha para aproveitar o bloco. "Estou correndo para não perder o Bacalhau", disse.
O garçom José Filipe de Lima homenageou o fundador do Bacalhau do Batata (Foto: Manoel Filho/TV Globo)O garçom José Filipe de Lima homenageou o fundador do Bacalhau do Batata (Foto: Manoel Filho/TV Globo)
Para quem trabalhou durante os quatro dias, como o garçom José Filipe de Lima, o bloco não é o fim do carnaval. "Alguém tem de trabalhar, não, é? Ainda tem muita coisa, muita folia", disse ele, que homenageou o fundador do bloco. Para aguentar o fim da folia, ele tem uma receita sagrada. "Caranguejo, camarão, bacalhau e cachaça forte", brincou.
O Bacalhau do Batata foi fundado em 1962 por um garçom insatisfeito com o fim da folia. O Batata (in memorian), como é conhecido em Olinda, trabalhava enquanto muita gente brincava. O bacalhau pendurado em uma vara compõe o estandarte oficial. Quem tem a missão de carregar, há 51 anos, é o aposentado Antônio Rodrigues. "É muito importante para nós continuarmos uma tradição que seu Batata deixou. O Bacalhau é grandioso", afirmou o porta-estandarte.
Durante a passagem do bloco, as ruas lembraram o fim de semana e ficaram lotadas. "Quando chega a Quarta de Cinzas bate um pouco de tristeza, mas ainda tem alegria, porque para nós, pernambucanos, o carnaval não acaba", disse a enfermeira Kátia Rossana, que exibia uma bandeira de Pernambuco. "Já estou pensando na fantasia de 2014", revelou.
O português Amilcar Gonçalves (E) continuava fantasiado, para não pensar que a festa está acabando.  (Foto: Manoel Filho/TV Globo)O português Amilcar Gonçalves (E) continuava fantasiado, para não pensar que a festa está acabando. (Foto: Manoel Filho/TV Globo)
Alguns turistas ainda queriam aproveitar. O português Amilcar Gonçalves continuava fantasiado, para não pensar que a festa está acabando. Mas é inevitável. "Fico numa angústia gigante. Eu gostaria que o carnaval fosse o ano todo", lamentou o aposentado. O casal Denis Almeida e Luciana Siqueira chegaram sábado, do Rio de Janeiro, e vão estender até o fim de semana. "Vamos ficar para aproveitar. Já ouvimos falar deste bloco, mas é a primeira vez que participamos", disse Denis. "Vamos levar daqui a alegria do povo e lembrar da diversão e do frevo", completou a engenheira Luciana Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário