MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

EUA vão liderar resposta global à Coreia do Norte, diz Obama


DA REUTERS
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na terça-feira que os Estados Unidos vão reforçar seu sistema antimísseis e ajudar o mundo a responder a ameaça representada pela Coreia do Norte, que desafiou a comunidade internacional ao realizar um terceiro teste nuclear.
Em seu discurso Estado da União, que teve como foco as questões econômicas internas dos Estados Unidos, Obama tocou apenas em alguns dos principais pontos de sua política externa. Ele disse que os EUA vão trazer 34 mil soldados norte-americanos de volta do Afeganistão no próximo ano e afirmou que deseja trabalhar com a Rússia para reduzir o estoque global de armas nucleares.
Obama também reconheceu preocupação com a estratégia de seu governo contra o terrorismo, e disse que vai trabalhar com o Congresso para aumentar a transparência "de nossos alvos, detenções e acusações contra terroristas", e garantir que sejam feitas de acordo com a lei norte-americana.
TESTE
A Coreia do Norte informou nesta terça-feira que realizou "com sucesso" o seu anunciado terceiro teste nuclear, depois dos produzidos em 2006 e 2009, segundo a agência estatal KCNA.
Pouco tempo antes, o governo sul-coreano também confirmara o teste após detectar um terremoto de pouco mais de magnitude 5 no condado de Kilju, que abriga a base de Punggye-ri, na qual teria ocorrido a detonação.
A Coreia do Norte destacou que o teste nuclear de hoje teve "maior nível" que os anteriores, em 2006 e 2009, e informou que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica.
O regime de Kim Jong-un qualificou sua ação como uma "medida prática" para fazer frente às "hostilidades" dos Estados Unidos, país que há alguns dias o líder norte-coreano chamou de "inimigo jurado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário