MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em Cruzeiro do Sul, aposentado cria mais de 250 animais em casa


Cães e gatos são alimentados com restos de comida retirados de lixão.
Centro de Zoonoses levou dois dias para vacinar todos os animais.

Francisco Rocha Do G1 AC

Homem cria mais de 250 animais em Cruzeiro do Sul (Foto: Francisco Rocha G1)Antônio Ferreira, o Buriti, cria 129 cães e 124 gatos em sua casa no interior do AC (Foto: Francisco Rocha G1)
Apaixonado por animais, o aposentado Antônio Ferreira da Silva, de 68 anos, conhecido por “Buriti” dedica grande parte de seu tempo para cuidar dos seus 129 cães e 124 gatos. Ele mora na comunidade rural, Santo Antônio, próximo ao lixão da cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
O homem já não tem mais controle sobre a criação que aumenta a cada mês. Ganhado apenas o salário da aposentadoria, ele diz que colhe restos de animais bovinos abatidos nos matadouros que são levados para o lixão para poder alimentar os cães. Segundo ele, coleta cerca de 300 quilos por semana.
Prefiro buscar comida no lixão do que deixá-los morrer de fome"
Antônio Ferreira
A paixão pelos animais vem desde a infância. “Sempre gostei de criar meus bichinhos, eles foram nascendo e foram ficando por aqui. Como não posso comprar ração para todos, prefiro buscar comida  no lixão do que deixá-los morrer de fome. Não gosto quando vejo alguém maltratando os animais”, disse Buriti.
Questionado sobre qual o segredo para conseguir criar tantos cachorros e gatos em um mesmo local sem brigas, o homem ri, e diz que é a "convivência". E explica que os animais são vacinados, e que quase todos os meses nascem novos filhotes.
Quem não conhece a localidade se assusta quando se aproxima da residência de seu Antônio. A recepção é feita por uma multidão de cães e gatos, que é controlada quando o dono levanta o braço e ordena que se afastem. Os animais vivem todos soltos e nunca foi registrado nenhum ataque aos visitantes.
Homem cria mais de 250 animais em Cruzeiro do Sul (Foto: Francisco Rocha G1)O aposentado conta que animais são vacinados
(Foto: Francisco Rocha G1)
O coordenador do Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul, Arison Geraldo Rosas disse que quando descobriram a quantidade cães e gatos que vivem na propriedade do aposentado ficaram admirados.
Ele explicou que a equipe do centro, já esteve no local e constatou que os animais são bem cuidados pelo dono. A única observação foi para que ele construísse “casas” para servir de abrigos tendo em vista que todos dormem no chão.
Na campanha de vacinação antirrábica realizada em 2012, segundo o coordenador, os vacinadores passaram dois dias na propriedade de seu Antônio para conseguir vacinar todos os cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário