MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Chuva atrapalha primeira noite de festa do Carnaboi, em Manaus


Festa teve atraso de 1h20 para começar devido à forte chuva.
Segundo a PM, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

Tiago Melo Do G1 AM

Boi-bumbá invadiu Sambódromo na abertura do Carnaboi em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Boi-bumbá invadiu Sambódromo na abertura do Carnaboi em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
As toadas de boi-bumbá tomaram o lugar do samba na noite desta segunda-feira (11) no Sambódromo, Zona Centro-Oeste de Manaus. O Carnaboi, festival que acontece também na terça-feira (12), terá 20 atrações e tinha um público estimado em 200 mil pessoas. Porém, segundo a Polícia Militar (PM), apenas cerca e 10 mil pessoas participaram do primeiro dia do evento, número abaixo do esperado.
A festa, que tinha previsão para começar às 20h, sofreu um atraso inicial de 1h20 devido à chuva, que dificultou a chegada do público ao local. Com a ordem das apresentações definida no dia 22 de janeiro, o segundo trio a entrar na avenida foi do Boi Bumbá Garanhão, às 22h. Para Rogério Nascimento, de 36 anos, portador de necessidades físicas, a chuva não foi um empecilho. “Já possuo a locomoção limitada, uma chuvinha besta não atrapalhou em nada. O pior mesmo é pegar ônibus”, disse o economista.
Em sua cadeira de rodas, Rogério disse que pode até não dançar, mas que mesmo assim se diverte muito. “Eu quero é ser feliz, me divertir, tomar minhas cervejinhas e namorar bastante. Por isso não tenho filhos, namorada ou mulher, sou um cara muito solto”, disse ele, acrescentando ser participador assíduo do Carnaboi. “Venho aqui todos os anos e sempre encontro uma turma de amigos e ficamos até o fim da festa”, completou animado.
Com dez trios marcados para se apresentarem nesta noite, cada um com 40 minutos de apresentação, o Carnaboi é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas e resultado de um investimento de R$ 2 milhões. “Não desmerecendo o desfile das escolas de samba, as bandas de rua ou qualquer outra manifestação de nossa gente, mas quem faz a diferença no carnaval brasileiro, inclusive para a mídia, é o Carnaboi em Manaus”, afirmou o secretário de cultura, Robério Braga. Para ele, o evento se equivale ao carnaval do Rio e os blocos de Recife e Olinda.
Dançarina do Caprichoso faz coreografia na abertura do Caranaboi 2013, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Dançarina do Caprichoso faz coreografia na abertura do Caranaboi 2013, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Quem também soube aproveitar a festa foi a Ana Maiumi, de apenas três anos de idade, que compareceu à festa com a mãe, Daiana Borges, de 32 anos. “Essa é a primeira vez que trago a Ana e a terceira que participo. Nos anos anteriores eu sempre a deixava com a avó dela, mas este ano ela já está crescidinha e resolvi trazê-la”, contou Daiana, que dançava animada com a filha nos braços. “Demoramos pra chegar por causa da chuva que não deixou a gente sair de casa mais cedo, mas não vamos demorar muito aqui. A Aninha já tá ficando cansada de tanto dançar”, acrescentou a mãe.
Vida de dançarina não é fácil. Segundo Regina Araújo, de 25 anos, estudante de enfermagem e dançarina do trio “Klinger Araújo e Itamar Benarrós”, os ensaios são puxados. “Conciliar a faculdade com os ensaios não é moleza não. Tem que ter muita garra e força de vontade, mas eu amo o que faço, então fica fácil”, afirmou a dançarina. Quando questionada como faz para passar mais de quarenta minutos dançando e sem perder o pique, Regina respondeu: “uma alimentação saudável e exercícios aeróbicos”.

Também do trio “Klinger Araújo e Itamar Benarrós”, o cavaquista Matheus Pedrosa diz se sentir honrado por tocar no trio de Klinger Araújo. “Ele é um cantor e compositor muito talentoso, tanto é que já recebeu destaque de nível nacional, como no programa da Xuxa”, afirmou o músico enquanto se preparava para a entrada da banda. Sobre as expectativas a respeito do Carnaboi 2013, Matheus disse: “se Deus quiser amanhã não vai chover e o público vai vir em peso. Afinal a gente se preparou bastante, portanto queremos que o maior número possível de pessoas apareça”, concluiu.
Público ficou abaixo do esperado na primeira noite do Carnaboi 2013, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Público ficou abaixo do esperado na primeira noite do Carnaboi 2013, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Segurança
Para a segurança do público, um enorme contingente de policiais militares foi designado para o local. De acordo com o segundo em comando na operação, coronel Peter Schimidt, 420 policiais atuam no Carnaboi durante as duas noites. “Sendo que dos 420, 270 são regulares e os outros 150 são da Rocam, do Batalhão de Choque, do canil e da cavalaria”, informou o coronel. “Além dos 68 agentes do corpo de bombeiro que também atuam no local caso aconteça qualquer coisa”, acrescentou o coronel afirmando ainda que até a meia-noite nenhuma ocorrência foi registrada.
Disputa com o Samba
No último sábado (9), durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de Manaus, alguns presidentes das agremiações, ao clamarem seu grito de guerra inicial, ainda na concentração, disseram que o fato do Carnaboi ser realizado no Sambódromo atrapalha a preparação das escolas.
Perguntados sobre o assunto, David Assayag e Arlindo Jr., dois dos cantores de toadas mais reconhecidos do Amazonas, foram unânimes ao dizer que há espaço para todos. “Acho que no carnaval há espaço pra tudo. O Amazonas tem quase 2 milhões de habitantes, então, assim como o carnaval de rua, os blocos têm seu espaço, a toada também tem”, disse David Assayag ao G1.
Arlindo Jr., que também acumula a função de vereador em Manaus, tendo sido reeleito em 2012, afirma que o próprio êxito das escolas de samba comprova o fato de que há espaço para todos. “Aqui não é o boi de Parintins, são os artistas que se apresentam. Essa festa dá valor aos artistas, dos quais a galera gosta. Isso é uma briga antiga, mas não tem nada a ver. Tem espaço pra todo mundo, tanto que o desfile é um sucesso, e o Carnaboi também”, completou.

Confira a programação:

Dia 11/02/2013 (segunda-feira)
20h - 20h40 Carlinhos do Boi
20h45 - 21h25 Boi Bumbá Garanhão
21h30 - 22h10 Gaspar Medeiros
22h15 - 22h55 Junior Paulain
23h - 23h40 Boi Bumbá Corre-Campo
23h45 - 0h25 Klinger Araújo e Itamar Benarrós
0h30 - 1h10 Arlindo Junior
1h15 - 1h55 David Assayag
2h - 2h40 Batucada e Israel Paulain
2h45 - 3h25 Boi Bumbá Brilhante

Dia 12/02/2013 (terça-feira)
20h - 20h40 Banda Kamaiurá e Tuãn
20h45 - 21h25 Márcio do Boi
21h30 - 22h10 Banda Garantido Show
22h15 - 22h55 Marujada de Guerra
23h - 23h40 Sebastião Junior
23h45 - 0h25 Edilson Santana
0h30 - 1h10 Márcia Siqueira e Carrapicho
1h15 - 1h55 Prince do Boi e Canto da Mata
2h - 2h40 Tony Medeiros
2h45 - 3h25 Renato Freitas

Pajé foi destaque na primeira noite do Carnaboi em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Pajé foi destaque na primeira noite do Carnaboi em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário