MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnaval da retomada

Editorial do jornal A TARDE desta quinta-feira

Até a próxima quarta-feira, Salvador disputa com o Rio de Janeiro o título de melhor Carnaval do País e de maior festa de rua do mundo. Nos dois casos, tem boas chances de vitória. Neste ano, o evento não acontece sob a sombra de uma recém-terminada  greve dos policiais e da explosão das estatísticas de violência, como ocorreu em 2012. A torcida é para que seja o Carnaval da retomada, mais seguro, para atrair mais turistas e dinheiro nos próximos anos.
Há ainda outra mudança perceptível. Mais blocos estão saindo sem cordas, para alegria dos que não podem pagar por abadás, e os camarotes investem ainda mais.
A festa parece buscar um equilíbrio entre a rua e os camarotes, que se transformaram nos novos clubes onde só entram os "associados": convidados em alguns, pagantes em outros.
O Chiclete com Banana pode ser a face dessa busca de equilíbrio. No mesmo dia, hoje, sai sem cordas no Campo Grande e depois toca no camarote Salvador, talvez o mais exclusivo da cidade.
Seria bom que outra mudança ocorresse, não na parte artística, mas na civilidade. Tudo para tentar apagar tantos maus exemplos que todos os anos são vistos à exaustão: brigas, assaltos, muito lixo nas ruas e um terrível cheiro de urina.
Alguns defendem que a desordem e a incivilidade fazem parte da festa e que seria um crime antropológico tentar disciplinar uma manifestação genuína do povo.
Puro blá-blá-blá acadêmico que merece  como resposta uma paráfrase da emblemática definição de Joãozinho Trinta. "Quem gosta de desordem (à distância, como objeto de estudo) é intelectual, povo gosta de ser bem-tratado e de se sentir seguro", poderia ter dito o famoso carnavalesco  sobre a folia daqui.
A violência e a desordem afastam das ruas visitantes e também moradores nos dias de Carnaval. Salvador, que quer apontar para o futuro, com a criação de movimentos de valorização da cidade e da cidadania, só ganharia com um Carnaval mais civilizado. Isso, sem dúvidas, ajudaria a esperada retomada de sua principal festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário