MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cânions surpreendem por beleza e imponência no Sul de Santa Catarina


Cidades como Jacinto Machado e Praia Grande abrigam abismos.
Outras cidades da região atraem por praias, águas termais e natureza.

Géssica Valentini Do G1 SC

Cânions de Praia Grande tem mais de 1.000 metros de altitude (Foto: Santur/Divulgação)Cânions de Praia Grande tem mais de 1.000 metros de altitude (Foto: Santur/Divulgação)
O Sul de Santa Catarina é conhecido por Caminho dos Cânions. Cidades como Jacinto Machado, Praia Grande e Morro Grande atraem turistas, principalmente aventureiros, que buscam adrenalina nos abismos de mais de 1.000 metros de altura.
Cânions de Jacinto Machado são os maiores da região (Foto: Werner Zotz/Santur)Cânions de Jacinto Machado são os maiores da
região (Foto: Werner Zotz/Santur)
A região faz divisa com o Rio Grande do Sul e abrange 15 municípios: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
Balneário Gaivota fica no Sul de Santa Catarina (Foto: Hermes Bezerra/Divulgação)Balneário Gaivota fica no Sul de Santa Catarina
(Foto: Hermes Bezerra/Divulgação)
A maioria das cidades é pequena, mesmo aquelas com praias, como Balneário Gaivota. Já os cânions dos  Aparados da Serra são uma atração à parte. De acordo com a Santur, a região é procurada sobretudo para quem gosta de ecoturismo e da prática de esportes radicais.
A cidade de Jacinto Machado abriga a entrada do Cânion Fortaleza. Com 7,5 km de extensão e abismos de mais de 1.100 metros, é o maior da região e um dos maiores do país. O trajeto até os cânions é uma aventura por trilhas centenárias antes percorrida pelos tropeiros.
Cachoeiras nos cânions são atração em Morro Grande (Foto: Felipe Aguiar/Santur)Cachoeiras nos cânions são atração em Morro
Grande (Foto: Felipe Aguiar/Santur)
Outra cidade conhecida pelos cânions é Praia Grande, cujos abismos são protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Cachoeiras, trilhas na mata se destacam.
Já Morro Grande fica no ponto em que a Serra Geral passa a se chamar de Serra do Realengo. A cidade abriga o Cânion Realengo, com 1.250 metros de altitude. Do topo do cânion é possível visualizar o Pico do Monte Negro, que tem 1,400 metros de altitude e fica em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. De acordo com a Prefeitura, o acesso ao local é feito com agendamento prévio e somente com o acompanhamento de um guia local.
Cavernas também são atração em Morro Grande. De acordo com a Santur, historiadores acreditam que as furnas foram escavadas e habitadas por índios entre o fim do século XIX e início do século XX, quando a colonização iniciou. O labirinto de túneis tem saídas nas quais é possível contemplar todo o vale, característica que reforça a teoria de que os locais serviam de esconderijo.
Timbé do Sul fica fica no sopé da Serra Geral e a paisagem inclui cânions e cachoeiras. Praticantes do voo livre procuram a cidade pelas 'rampas naturais', sendo a mais famosa conhecida como 'Poço do Caixão', a 1.228 mentros de altitude. O local é palco de uma das etapas do Festival Sul-Brasileiro de Voo Livre.
Belezas naturais se destacam em cidades como São João do Sul (Foto: J. Batista dos Santos/PMSJS)Belezas naturais se destacam em cidades como São
João do Sul (Foto: J. Batista dos Santos/PMSJS)
Outra cidades que atrai turistas é São João do Sul, mas sobretudo por por abrigar a única fonte hidrotermal salgada do Brasil. Conforme a Prefeitura, as águas, de 38ºC, são consideradas terapêuticas. Uma vila de pescadores é outro atrativo. Da localidade partem passeios de barco.
Lugares pitorescos também fazem parte do roteiro, como a cidade de Meleiro, de 6,988 habitantes. O nome é curioso e foi escolhido por causa da fartura de mel na região. Uma pousada na cidade, chamada Encanto das Bromélias, é famosa pelo café com mistura, ou café da roça, preparado no coador e leite recém-tirado da vaca, além do pão de massa sovada e outras comidas caseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário