MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Brasil e EUA encerram disputa comercial sobre suco de laranja


Ministério das Relações Exteriores emitiu comunicado nesta terça (19).
Juízes da OMC deram ganho de causa ao Brasil em 2011.

Do G1, com informações de agências

O governo brasileiro disse nesta terça-feira (19) que encerrou uma disputa com os Estados Unidos levada à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2009 contra medidas antidumping aplicadas sobre a importação de suco de laranja brasileiro desde 2006.
O Brasil, maior exportador mundial de suco de laranja, iniciou o processo na OMC tentando reverter as tarifas restritivas às importações por parte dos EUA, argumentando que era ilegal o método usado pelos norte-americanos para calcular o volume que havia sido importado de maneira injusta, com preços abaixo do normal.
O processo visava questionar a legalidade do uso pelos norte-americanos da metodologia de "zeroing" em revisões administrativas de processos antidumping. Segundo o Itamaraty, as operações em que o valor de exportação do produto brasileiro superava o valor normal no mercado doméstico norte-americano eram ignoradas no cálculo da margem de "dumping".
O Itamaraty explicou que em fevereiro de 2012, em cumprimento à decisão do painel da OMC favorável ao Brasil, os EUA adotaram nova legislação, abandonando a prática do "zeroing", que não será mais utilizada em revisões antidumping com resultados preliminares posteriores a 16 de abril de 2012.
Uma comissão de juízes da OMC concordou com o argumento e deu ganho de causa ao Brasil em 2011.
Os dois países informaram que em fevereiro do ano passado que haviam concordado em um plano para resolver a disputa e, um mês depois, um painel de comércio dos EUA revogou as tarifas antidumping de até 60 por cento do suco de laranja brasileiro, representando um revés para citricultores da Flórida que haviam pressionado para manter as tarifas.
As tarifas sobre as vendas das três grandes indústrias brasileiras – Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus – estavam em vigor desde 2006.
Os Estados Unidos posteriormente desistiram de seu método de cálculo contra o dumping, depois de perder uma série de causas na OMC.
O Brasil e os EUA informaram às autoridades da OMC no final da última semana que haviam formalmente encerrado a disputa, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores emitido nesta terça-feira.
O dumping é uma prática de mercado em que produtores buscam monopolizar o mercado vendendo produtos a níveis abaixo dos sustentáveis para assim prejudicar e eliminar os concorrentes locais.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
(Com informações da Reuters e da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário