MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bloco 'Mela-Mela' completa 36 anos de tradição no carnaval de Macau, RN


Organização reservou 50 tonéis com 200 litros de melaço de casa cada um.
Melaço vem de Pernambuco, é de graça e todos têm direito a se sujar.

Do G1 RN

Em Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, o carnaval é mais uma vez regado com melaço de cana. Cinquenta tonéis, com 200 litros cada um, estão sendo usados para deixar bem vivo o já tradicional bloco do 'Mela-Mela'.
No carnaval de Macau, nada de fantasia. A tradição manda se melar. E nada de sujar só uma parte do corpo. A ordem é tomar banho, mergulhar pra valer no tonéis com melaço de cana. “Se não tomar banho de mel, pra mim acabou o carnaval”, disse Erivan Oliveira, um dos foliões. E se não tivesse o Mela-Mela em macau, como é que seria? “Eu me melava de lama, de manteiga, de café, colorau, tudo”, respondeu a funcionária pública Maria de Fátima Silva.
O bloco do Mela-Mela, que começou pequeno, há 36 anos, hoje se transformou num dos grandes símbolos do carnaval da Costa Branca potiguar. São centenas de pessoas que aproveitam os dias de folia para sentir o melaço escorrendo pelo corpo. Tem gente que só vai a Macau por conta disso. “Se eu soubesse que era assim, eu já tinha vindo há muito tempo; É muito louco”, disse um dos foliões. “Trabalhar o mês todo, o ano inteiro... e tá melado assim, é um prazer enorme”, emendou outro.
Este ano, foram reservados para o carnaval de Macau 50 tonéis de 200 litros de melaço cada um. O produto, vem de Pernambuco. Ninguém compra e ninguém vende. O melaço de Macau é de graça e todos têm direito à brincadeira de se sujar. Pra isso, basta levar um garrafinha qualquer, pegar um pouco do melaço e sair sujando todo mundo. Pronto, está feita a folia. Crianças, jovens e adultos. Gente doce é o que não falta no carnaval de Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário