MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bloco das Piranhas reúne 100 mil foliões no Sambódromo de Manaus

Desde poodle a policiais militares com saias curtas, não faltou criatividade.
Festa aconteceu neste domingo (10) no Sambódromo de Manaus.

Girlene Medeiros Do G1 AM

  •  
Polícia contabilizou 70 mil na área interna do Sambódromo (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Polícia contabilizou 70 mil na área interna do Sambódromo (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
O Bloco dos Piranhas traz a descontração e o clima de folia para o carnaval amazonense. Realizado neste domingo (10) no Sambódromo de Manaus, a festa tem como fato marcante a presença de homens vestidos em fantasias inusitadas. Desde poodle a policiais militares com saias curtas, não faltou criatividade entre os brincantes da festa. Mais de 100 foliões compareceram nas proximidades e no Centro de Convenções, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste da capital.
Os amigos Tiago Ferreira, de 26 anos, e Aldo Ferreira, de 31, optaram por uma fantasia de soldados da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). "Nos anos anteriores, vim de membro da Aeronáutica, Exército e Marinha. Como não tinha mais como brincar com as Forças Armadas, decidi ir pelas vertentes e escolhi pela Rocam da Polícia Militar", disse o publicitário Aldo, afirmando ainda que levou dois dias para o look ficar pronto.
Amigos se fantasiam de policiais militares no Bloco das Piranhas em Manaus (Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)Amigos se fantasiam de policiais militares no Bloco das Piranhas em Manaus (Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)
Frequentador há dois anos da festa, o autônomo Thiago considera o Bloco das Piranhas uma hora de diversão. "Quando acaba aqui, a gente coloca a foto no Facebook, leva para mostrar para os amigos no trabalho. Aqui, o negócio é diversão", diz.

Já o industriário Bruno Ramos, de 23 anos, decidiu se tornar o personagem clássico criado por Blake Edwards, a Pantera Cor-de-Rosa. Segundo ele, a inspiração veio de um grupo que esteve no bloco em 2012. "Dia desses me recordei desse grupo e, então, defini minha fantasia. Na verdade, nada se cria, tudo se copia. Mas, na verdade, eu melhorei", disse, informando ainda que a fantasia custou R$ 60.
Fantasiado de poodle, 'Satine' é um dos destaques do Bloco das Piranhas, em Manaus (Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)Fantasiado de poodle, 'Satine' é um dos destaques
do Bloco das Piranhas, em Manaus
(Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)
'Satine', como prefere ser identificada, optou por uma fantasia ainda mais inusitada: se transformou em um poodle. Segundo ele, este é o décimo ano que participa do Bloco das Piranhas. "Já vim de 'Cassino Royale', Faxineira francesa, freira prostituta. Esta fantasia de poodle levou duas horas para ficar pronta e eu mesmo montei a maquiagem", diz.
Vestido de enfermeira, Fábio Muniz, 30 anos, vai ao Bloco das Piranhas há quatro anos. Gastou R$ 234 na fantasia e já pulou Carnaval  de marinheira e mamãe noel. Muitos brincantes preferem se fantasiar junto com amigos. Foi assim que o cantor Albert Vasconcelos, 27 anos, reuniu  os amigos e se vestiram de colegiais. "É uma grande diversão. A nossa mãe mesmo quem produz as nossas roupas", afirmou.

Para entrar no Sambódromo, cada brincante entregou fralda descartável ou
1 kg de leite que serão entregue às instituições filantrópicas da capital. Segundo o o organizador do Bloco das Piranhas, Altemar Botelho (mais conhecido como Teco Piranha), a experiência social proporciona um retorno às raízes do bloco. "Teve uma época que passamos a cobrar ingresso para a entrada e muita gente reclamou. Estávamos nos perdendo e, com os alimentos de entrada, o pessoal aprovou e arrecadamos 60 toneladas de alimentos", disse.

Teco Piranha afirmou ainda perceber uma melhor estrutura de segurança pública nesta edição de 2013. "Devido ao incêndio que aconteceu em Santa Maria (RS), acho que as autoridades passsaram a olhar com mais carinho para as festas", afirmou ele. Conforme o major da PM Cláudio Silva, 250 policiais militares fazem a segurança da área interna do Centro de Convenções. Homens do Corpo de Bombeiros também atuam no local.

Bruno Ramos se vestiu de Pantera Cor-de-Rosa.jpg (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Bruno Ramos se vestiu de Pantera Cor-de-Rosa.jpg (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
O Bloco das Piranhas nasceu em 1981 com foliões que percorriam as ruas do bairro Parque 10 de Novembro, na Zona Centro-Sul da cidade. Com o tempo, a festa foi transferida para o Centro Social Urbano (CSU) do bairro. A partir de 2000, o aumento dos foliões fez com que o bloco fosse transferido para o Sambódromo.

O trecho da Avenida Pedro Teixeira até a Avenida Constantino Nery foi interditado para comportar os foliões que tomaram a via. Em sua 33ª edição, o Bloco das Piranhas conta com a presença das bandas Frutos do Pagode, Vai Garotão, Embalasamba, Banda Impakto, Gang do Forró e Banda Marrakesh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário