MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ar condicionado quebrado de UTI pediátrica em Natal afeta pacientes


Funcionários do Walfredo Gurgel diz que pais precisam abanar as crianças.
Segundo médico da UTI, problema se estende desde a semana passada.

Do G1 RN

Pai abana filho para aliviar calor na UTI pediátrica (Foto: Tázia Frederico/Divulgação)Pai abana filho para aliviar calor na UTI pediátrica
(Foto: Tázia Frederico/Divulgação)
Os pacientes internados na UTI pediátrica do hospital Walfredo Gurgel  - a maior unidade pública de urgência e emergência do RN - estão enfrentando o calor excessivo no local. O problema é provocado pelo não funcionamento do ar condicionado. Segundo o médico Gustavo Paiva, que trabalha na unidade de terapia intensiva, o ar condicionado está quebrado desde a semana passada. O hospital Walfredo Gurgel fica em Natal.
"Se está muito desconfortável para a gente, que não está doente, imagine para as crianças internadas. O calor excessivo eleva a temperatura das crianças e as deixa muito agitadas, o que prejudica a recuperação", indicou Gustavo Paiva.
A direção administrativa do hospital Walfredo Gurgel informou, por meio da assessoria de comunicação, que o ar condicionado central que resfria o primeiro andar -  onde funcionam  a UTI pediátrica, o Centro Cirúrgico e o pós-operatório - foi consertado na quinta (14). Contudo, a instalação apresentou novos problemas na manhã desta sexta (15). Ainda de acordo com a direção, os técnicos estão trabalhando na execução dos reparos.
"Ontem [quinta-feira], em menos de uma hora, eles conseguiram consertar. Se o problema for similar, ainda hoje [sexta] deve ficar pronto" indicou Marcelo Soares, assessor de comunicação do hospital.
A técnica em enfermagem da UTI pediátrica, Tázia Frederico, em entrevista ao G1, disse que os acompanhantes dos pacientes estão revoltados com a situação, e recorreram a pedaços de papelão para amenizar o calor das crianças.
"A gente não tinha o que fazer. A solução foi dar papelão para os acompanhantes, que estão abanando as crianças. Uma situação altamente imprópria. Estamos no horário de visitas e todos estão bem revoltados", lamentou Tázia.
Ainda segundo a técnica em enfermagem, a UTI tem seis leitos, todos ocupados. Destes, quatro pacientes com menos de um ano. "É uma situação que dificulta o tratamento destes pacientes. Um deles está com frebre de 40 graus, e esta estufa piora o quadro", enfatizou Tázia. "Aqui é tudo fechado, sem ventilação como uma UTI deve ser. Mas sem ar condicionado fica impraticável", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário