MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Agricultura informa que China habilitou 6 frigoríficos brasileiros


Ministério recebeu nesta sexta o comunicado oficial do governo chinês.
Associação do setor diz que há mais 2 na lista; Agricultura não confirma.

Do G1, com informações da Agência Estado

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira (22) que a China habilitou seis frigoríficos brasileiros, sendo um de carne suína e cinco processadores de aves.

O ministério disse que recebeu nesta sexta o comunicado oficial do governo da China. Uma missão de veterinários chineses esteve no Brasil no ano passado, quando visitou 20 frigoríficos, diz nota da Agricultura.

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs) disse, contudo, que o Ministério da Agricultura não incluiu na relação dois frigoríficos de suínos que estavam em processo avançado de aprovação, mas que só agora poderão embarcar.

Da relação divulgada pelo Ministério da Agricultura consta apenas uma planta de abate de suínos do Rio Grande do Sul. Já a Abipecs diz que tem dois no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.

No tocante ao abate de aves, a relação do Ministério da Agricultura coincide com os dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef): são três de aves de Santa Catarina e um de aves de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
O presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, diz, em nota, que a informação consta no site da autoridade sanitária da China. O ministério diz, oficialmente, que são apenas seis.

O Ministério da Agricultura esclarece que para que os embarques tenham início o governo chinês pediu que o Brasil envie nos próximos dias lista dos nomes dos veterinários oficiais encarregados de assinar o certificado sanitário que será emitido pelo estabelecimento exportador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário