MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vizinha de Cancun, Tulum atrai público 'alternativo' com mar e ruínas


Cidade no Caribe possui edificações maias, areia branca e mar turquesa.
Orla tem hotéis 'ecochiques', escolas de ioga e restaurantes badalados.

Do G1, com a Associated Press
Apesar da sua proximidade com a famosa Cancun e com a festeira Playa del Carmen, Tulum não é para o mesmo público.
Com seus hotéis “ecochiques”, restaurantes badalados e aulas de ioga na orla, a localidade mexicana atrai uma mistura de boêmios, "alternativos" com dinheiro no bolso e turistas que viajam em busca de sol, areia branca e mar turquesa.
Casal nada no Gran Cenote, rio em caverna de Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)Casal nada no Gran Cenote, rio em caverna de Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)
"Os estudantes universitários vão para Cancun. Os professores vêm para Tulum”, define Richard Contreras, cuja família administra propriedades na região há cerca de uma década.
"Tulum é luxo, mas o luxo aqui é a natureza e a praia”, diz Mimi Contreras, irmã de Richard.

Tulum está localizada na Península de Yucatán, a cerca de 145 quilômetros de Cancun. A estrada que conecta as duas localidades é boa: do aeroporto de Cancun, é possível alugar um carro ou pegar um transfer entre as duas cidades.
Homem arrasta um caiaque em praia de Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)Homem arrasta um caiaque na praia (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)
O clima em janeiro é ensolarado sem exagero. Mas a cidade não é barata. É difícil encontrar um quarto perto da praia, com banheiro privado, por menos de US$ 150 a diária. A comida vendida por ali custa tanto quando em uma grande cidade americana.
Cidade, ruínas, praia
Tulum pode ser dividida em três partes: a cidade, as ruínas maias e a praia.
A cidade fica na estrada, a cerca de 10 minutos da praia. O impulso do turismo fez a população atingir 30 mil habitantes, mas a atmosfera de cidade pequena permanece.
Em geral, hotéis e restaurantes no centro da cidade são bem mais baratos que os da praia.
Perto dali ficam os "cenotes", rios localizados em cavernas. Na maioria deles é possível praticar mergulho com snorkel, e alguns são tão profundos que permitem até o uso de cilindro.
Castelo nas ruínas maias de Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)Castelo nas ruínas maias de Tulum (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)
As ruínas maias são a atração mais conhecida da cidade e recebem vários viajantes que vão lá passar o dia. A complexidade das edificações é menor e menos impressionante do que em outras ruínas maias como as de Chichen Itza, mas sua localização perto das falésias do litoral a torna uma das ruínas mais cênicas de Yucatan.
O complexo é rodeado por um muro (a palavra Tulum significa muro). A entrada para o parque custa US$ 10 e dá acesso também a uma praia onde dá para nadar entre as ruínas. Há opções de passeios guiados, mas são cobrados à parte.
Praia de Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)Mulher caminha na praia do balneário mexicano (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)
Por ultimo, estão as praias de Tulum. A orla de 10 quilômetros é menos desenvolvida do que outras áreas de resorts do México, cheias de enormes hotéis de luxo, mas as ondas são tranquilas, a areia é branca e a água é morna e ao mesmo tempo refrescante.
A praia fica cheia de gente, mas não chega a dar a sensação de superlotada.
Praia em Tulum, no México (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)Turistas aproveitam praia ao lado das ruínas maias (Foto: Manuel Valdes/AP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário