MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vila Isabel quer conquistar a Sapucaí com a simplicidade da vida no campo

Escola será a última a se apresentar na segunda (11), no Grupo Especial.
Vila quer fazer do Sambódromo o caminho da roça para o título de 2013.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

O tema do carnaval da Unidos de Vila Isabel é a agricultura. Mas é com os hábitos simples do povo do interior e do campo, como a moda de viola, as visitas do “cumpadi”, as festas no arraiá e as procissões que a escola quer se aproximar do público e conquistar boas notas dos jurados. Última escola a desfilar na segunda-feira de carnaval (11 de fevereiro), a Vila quer fazer da Passarela do Samba o caminho da roça para chegar ao título de 2013 do Grupo Especial.

A carnavalesca Rosa Magalhães destaca que o enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - "Água no feijão que chegou mais um" é de fácil entendimento e por isso caiu nas graças dos componentes. Ela conta que vai contar a vida do homem comum, do campo, que trabalha duro durante o dia, mas tem sempre uma comidinha gostosa o esperando em casa, assim como um bom papo com os amigos.
“A vida no interior é simples, mas é uma festa. Tem sempre alguém querendo contar um ‘causo’, aquela mesa farta e muita fé em Deus e no trabalho para ter uma boa colheita”, explica Rosa.
Para contar mais “causo”, Rosa dividiu a escola em sete setores. Além de sete alegorias, a Vila vai apresentar dois tripés.  Os 3.800componentes estarão em 33 alas. O samba, de autoria de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel, vai ser defendido pelo intérprete Tinga.
ficha técnica da vila isabel (Foto: Arte G1)
A bateria, fantasiada de espantalho, será comandada pelos mestres Paulinho e Wallan. A rainha é a apresentadora paulista Sabrina Sato. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute. A comissão de frente, que há cinco anos é coreografada pelo bailarino do Theatro Municipal Marcelo Misailidis, será uma surpresa na avenida.
O desfile, ou melhor, o caminho da roça, como diz Rosa Magalhães começa com a apresentação da terra habitada pelo agricultor, do despertar quando o homem vai para a lida no campo. Ele vem representado na frente da escola, apresentando e protegendo sua plantação, representados pelo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.
O segundo setor contra as agruras no campo. É neste trecho que serão representadas as inundações e as secas que atrapalham a colheita e dificultam o trabalho do agricultor. O terceiro setor é dedicado às pragas que causam enormes problemas para o homem do campo.
A vida segue seu ciclo e depois das pragas, vem o momento em que o campo começa a florescer e produzir. E a vida se renova no quarto e quinto setores, com flores, frutas, legumes e produtos que vão surgindo daí. É também o momento de destacar os imigrantes portugueses, italianos, ucranianos, japoneses e alemães, que trouxeram inúmeras culturas para o Brasil.
Rosa destaca que o sexto setor é a volta para casa, na fazenda, depois de um dia duro de trabalho. É o momento de comemorar, com festas a boa colheita, de agradecer as graças e pedir bênçãos nas procissões, para o próximo plantio.
“É quando o agricultor volta para casa, visita o ‘cumpadi’ para trocar um dedo de prosa e contar ‘causos’, toma um café, toca uma moda de viola. No interior, as pessoas recebem os vizinhos e amigos com muito carinho e tem sempre aquele fogão de lenha acesso para preparar os quitutes.
E tudo termina na festa do agricultor: um grande arraiá em pleno Sambódromo.
Barracão da Vila Isabel (Foto: André Durão/ G1)Parte de fantasias prontas no ateliê do barracão da Unidos de Vila Isabel (Foto: André Durão/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário