MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Venda de caranguejo é controlada pelo Ibama e pela Polícia Ambiental


Fiscalização não encontrou irregularidades entre os comerciantes.
Captura do caranguejo está proibida em todo Estado.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

 A venda de caranguejo está controlada pelo Ibama e pela Polícia Ambiental do Maranhão. Em São Luís, o crustáceo preferido do almoço de fim de semana do maranhense pode ser encontrado nos retornos e lugares de sempre.
Pela manhã, uma fiscalização na feira do João Paulo constatou que quem trabalha com a venda do caranguejo tem respeitado o período em que a captura está proibida e a venda só é permitida para quem já estocou.
Do lado de fora da feira, que é ponto certo de venda de caranguejo, todos os comerciantes apresentaram a declaração de estoque. Em vários outros pontos da feira, os vendedores de caranguejo mostravam o documento ou providenciavam a busca para apresentar a fiscalização.
Não foram encontradas irregularidades entre os comerciantes de caranguejo que estão cada vez mais conscientes com as questões ambientais. O respeito ao período de andada do caranguejo Uçá é essencial para a reprodução dos animais e também para o equilíbrio do ecossistema dos manguezais. A captura do caranguejo está proibida em todo Estado em três períodos que vão de janeiro a abril.
Pessoas físicas e jurídicas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização do caranguejo Uçá devem fornecer ao Ibama as informações detalhadas do estoque de animais vivos, congelados, pré cozidos, inteiros ou em partes, para controle da fiscalização.
Quem trabalha com caranguejo já conhece bem como funciona e se organiza para fazer a captura nos intervalos dos períodos de proibição para não ter prejuízo. Quem for pego vendendo caranguejo em período de proibição e não apresentar a declaração de estoque pode pagar multa que vai de R$ 700 a R$ 100 mil, com acréscimo de 20 reais por quilo ou fração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário