MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

União da Ilha lembra centenário de Vinicius com samba e poesia


Escola é a quarta a desfilar no domingo (10), no Sambódromo do Rio.
Trajetória do poeta vai ser contada de acordo com suas parcerias.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

A União da Ilha do Governador vai contar no Sambódromo do Rio a vida do poeta, diplomata, compositor e dramaturgo Vinicius de Moraes, desde os tempos de criança, quando passava férias e fins de semana na Ilha do Governador, passando pelo sucesso da “Garota de Ipanema” e por suas inúmeras parcerias e obras deixadas ao longo da vida. Quarta escola a desfilar no Sambódromo do Rio, no domingo de carnaval (10 de fevereiro), a União da Ilha vai apresentar o enredo “Vinicius no plural – Paixão, poesia e carnaval”, do carnavalesco Alex de Souza, para celebrar os 100 anos do nascimento do poeta.
(O G1 publica desde segunda-feira, 14, uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio).
Barracão da União da Ilha do Governador (Foto: Rodrigo Gorosito/ G1)União da Ilha vai cantar centenário de Vinicius de
Moraes (Foto: Rodrigo Gorosito/ G1)
Alex de Souza dividiu seu enredo em sete setores, que vão cantar e celebrar com muito samba e poesia o centenário de Vinicius. Os quatro mil componentes estarão divididos em 35 alas. A comissão de frente será coreografada por Sérgio Lobato.
O desfile da União da Ilha começa com a Barca da Cantareira, principal transporte para chegar à Ilha do Governador da infância de Vinicius de Moraes. Essa alegoria, segundo o carnavalesco, virá com 350 pessoas. Vinicius costumava passar férias e fins de semana na Ilha. A escola vai contar as memórias de seus tempos de criança.
“Ele deixou todo o carinho que tinha pela Ilha registrado em cartas e citações que pouca gente conhece”, destacou Alex de Souza.
O segundo setor vai mostrar o poeta engajado, preocupado com questões sociais, uma parte da obra de Vinicius não tão conhecida assim do público. Nesta época ele escreve uma peça sobre o mito de Orfeu e que mais tarde se transformaria em filme.
O terceiro setor marca o nascimento da Bossa Nova, quando ele forma parcerias com João Gilberto, Toquinho, Edu Lobo e Tom Jobim, Carlos Lyra entre outros.  O quarto setor mostra o período em que o poeta viveu na Bahia e fez os chamados “afrossambas” em parceria com Baden Powell. É um setor com predomínio do branco, aonde virão as baianas da escola.
Logo depois vem um período em que o poeta está mais descontraído e relaxado. Mais jocoso e descompromissado ele compõe “Garota de Ipanema”, com Tom Jobim. A Praia de Ipanema e todas suas personagens serão mostradas neste setor.
“É quando a sua poesia começa a ser vista de lado pela Academia e, através da música, se aproxima do povo”, destaca o carnavalesco, acrescentando que todas as alegorias terão performances.
Ficha técnica da União da Ilha do Governador (Foto: Arte G1)
O sexto setor destaca o Vinicius para crianças, com sua obra “Arca de Noé”. O carnavalesco preparou uma ala com 40 pares de bichinhos para lembrar este sucesso.
A parte final do desfile é a despedida do poeta, que cantou suas paixões: rosas, lua e mulheres. É quando Vinicius se mostra mais boêmio e faz apresentações em boates. O carro, em tons de rosa e violeta, lembra todas as mulheres que foram grandes intérpretes da música de Vinicius, como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Maysa, Nara Leão, Maria Creuza, Maria Bethânia, Joyce, Clara Nunes e Miúcha, entre outras.
O samba-enredo vai ser interpretado por Ito Melodia, acompanhado da bateria regida pelos mestres Riquinho e Odilon. A rainha, Bruna Bruno, faz segredo de sua fantasia. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Ubirajara e Cristiane Caldas vem logo no início do desfile.
A União da Ilha do Governador nasceu em 1953 do desejo de três amigos do time de futebol União de formar uma escola de samba para concorrer com outras escolas também pequenas na Ilha do Governador. Só dez anos mais tarde ingressou na associação das escolas de samba do Rio. Nunca venceu no Grupo Especial. No desfile de 2012 ficou em oitavo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário