MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de janeiro de 2013

Tradicional café regional ainda é preferência no domingo, em Manaus


Cafés chegam a receber mais de 500 pessoas no domingo.
Sabores amazônicos e que fogem à rotina são principais atrativos.

Marcos Dantas Do G1 AM

Café regional nas manhãs de domingo atrai por sabores amazônicos (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Café regional nas manhãs de domingo atrai por sabores amazônicos (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Programa tradicional dos manauenses nos domingos pela manhã, a ida aos cafés regionais leva os consumidores a se deliciar com os sabores da terra. No cardápio, estes locais oferecem desde produtos típicos da região amazônica como tucumã e tapioca, aos tradicionais bolos de chocolate e café com leite.
Café da Nelma recebe em média 400 clientes só no domingo, segundo gerente (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Café da Nelma recebe, em média, 400 clientes só no domingo, segundo gerente (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Francinelma da Silva é gerente do Café da Nelma, na Zona Leste de Manaus. Filha da Nelma que dá nome ao estabelecimento, ela trabalha a 12 anos no local, e conta que o domingo é responsável por mais de 60% do movimento total do café. “Funcionamos de domingo a domingo, recebendo, em média, 600 pessoas por semana e acredito que, pelo menos, 400 vêm só no domingo”, disse ao G1.
Sabores amazônicos e atípicos à rotina fazem clientes lotarem cafés regionais nas manhãs de domingo em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Sabores amazônicos e atípicos à rotina fazem clientes lotarem cafés regionais nas manhãs de domingo em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Segundo ela, os clientes preferem os sabores amazônicos, mas também procuram bastante produtos que fogem à rotina diária. “Os mais procurados aqui são o sanduíche de tucumã e queijo, a tapioca com queijo, ovo, banana e presunto, a banana frita, bolos de chocolate, milho, macaxeira. O sanduíche com tucumã, ovo, queijo, presunto, castanha, e banana também sai bastante, além da farinha de tapioca, broa, canjica, mingau de banana”, lista.
Cafés regionais têm ápice de movimento aos domingos pela manhã, em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Cafés regionais têm maior alta de movimento aos domingos pela manhã, em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)

Henrique Araújo é sub-gerente do Café da Joelza, na Zona Norte, e também atribui mais de 50% do movimento total do estabelecimento durante a semana ao domingo. Recebendo, em média, 400 pessoas por semana, ele fala da preferência dos turistas. “Muitas pessoas que querem conhecer os sabores da terra, e o que eles mais procuram é o tucumã”, conta.
Além dos alimentos tradicionais oferecidos pelo café, outras iguarias bastante procuradas são invenções do próprio restaurante. “Temos o tradicional X-Caboquinho (sanduíche de tucumã), que quem é de fora é louco pra conhecer e quem é daqui não deixa de comer, além da nossa tapioca com coco e leite condensado que já foi até premiada por uma revista, e a tapioca de pirarucu que foi invenção nossa e que é um sucesso”, explica.
O técnico em eletrônica Gilmar Serrão aproveitou o domingo para levar a família para tomar um café regional (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)O técnico em eletrônica Gilmar Serrão aproveitou o domingo para levar a família para tomar um café regional (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
O técnico em eletrônica Gilmar Serrão, de 31 anos, aproveitou a manhã de domingo para levar a família para tomar um café regional em tom de comemoração. “Essa é a segunda vez que estamos vindo, aproveitando a oportunidade para comemorar o aniversário da minha mãe, que foi nessa semana, e reunir a família para tomar esse café”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário