MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sem vaga em UTI, bebê morre com problemas respiratórios, no ES


Bebê sofria com insuficiência respiratória e família não conseguiu UTI.
Maternidade em Cariacica conseguiu vaga apenas 28 horas após o parto.

Do G1 ES

Com a falta de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da Grande Vitória, um bebê recém-nascido acabou morrendo, nesta terça-feira (8), devido a problemas respiratórios. Isadora Victoria Caudeira nasceu no Hospital São João Batista, em Cariacica, no último domingo (6), mas teve complicações de saúde após o parto. O único local onde havia vaga em UTI era o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, para onde ela foi transferida, mas não resistiu.
A unidade informou que a menina já chegou ao local com insuficiência respiratória aguda e em estado gravíssimo. A família disse que ela será velada nesta quarta-feira (9), em uma casa no bairro Oriente, em Cariacica. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que há falta de vagas de UTI, mas que deve investir na área em 2013.
"A pediatra conversou com a gente, falou que o quadro dela era gravíssimo, que o pulmão dela estava com água e ainda falou de vários outros problemas", contou a tia avó do bebê, Cláudia Caudeira.
A família contou que a procura por UTIs em hospitais da Grande Vitória foi difícil. "Falávamos que ela precisava de uma vaga na UTI, mas ninguém dava jeito. Nos falavam que teríamos que entrar na Justiça para conseguir isso. Meu sobrinho tentou resolver, foi até ao Ministério Público e ao Fórum", disse a tia.
A única unidade que tinha vaga era o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. Devido à distância e à gravidade do caso, um helicóptero fez a transferência do bebê, mas isso ocorreu apenas na noite desta segunda-feira (7), mais de 28 horas após o parto. A menina acabou falecendo.
No atestado de óbito há a informação que a menina morreu devido à insuficiência respiratória e ingestão de líquido durante o parto. "Peço que as prefeituras e o governo olhem pela saúde. Nunca achei que isso fosse acontecer na minha família", disse a tia, emocionada.
Outro lado
Sobre o caso, a direção da Maternidade Municipal de Cariacica, local onde Isadora nasceu, explicou que buscou a possibilidade de transferência na Central de Vagas, assim que ela apresentou problemas respiratórios, mas não havia vagas disponíveis em UTIs Neonatal no estado.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) assumiu que há poucas vagas. "A criança já nasceu grave, permaneceu grave e já chegou grave em Cachoeiro. O estado está investindo e vai abrir mais 65 vagas de leito em UTI. Há falta de vagas na rede pública e também na rede privada, em 2012 compramos 455 vagas d eUTI na rede privada, então, há uma carência, e o estado vai tentar suprir", disse o subsecretário de Saúde do Estado, Fabio Benezath.

Menina foi transferida para o Hospital infantil de Cachoeiro de Itapemirim, mas não resistiu (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)Menina foi transferida para o Hospital infantil de Cachoeiro de Itapemirim, mas não resistiu (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário