MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Seca: EUA declaram estado de calamidade na região do trigo


Agência Reuters

O governo dos EUA declarou na quarta-feira, 9, estado de calamidade natural em grande parte do chamado Cinturão do Trigo, por causa da persistente seca que ameaça a próxima safra do produto.
Por causa dessa decisão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), fazendeiros em grandes extensões de quatro Estados produtores de trigo --Kansas, Colorado, Oklahoma e Texas-- poderão solicitar empréstimos emergenciais a juros reduzidos.
Juntos, esses quatro Estados responderam por um terço da produção norte-americana de trigo no ano passado. O Kansas é o maior produtor, com 382 milhões de bushels.
Ao todo, o Departamento de Agricultura declarou situação de calamidade natural em 597 condados de 14 Estados. As regiões incluídas nisso sofreram uma seca entre severa e extraordinária durante oito semanas consecutivas.
Mais de metade deles, 351 condados, ficam no Cinturão do Trigo, que se estende pelas Grandes Planícies norte-americanas, do Texas a Dakota do Norte.
No começo de dezembro, último dado disponível, as condições para o cultivo invernal do trigo eram as piores já registradas. Alguns especialistas dizem que até um quarto da safra será abandonada por causa do seu mau desenvolvimento.
O trigo de inverno, variedade dominante nos EUA, é plantado no outono, fica dormente durante o inverno e é colhido no começo da primavera (no hemisfério norte).
Na sexta-feira, o Departamento de Agricultura deve divulgar sua primeira estimativa de semeadura do trigo de inverno, com base em uma pesquisa feita junto a produtores.
Analistas preveem um aumento de 3,3 por cento em relação à safra anterior. Eles dizem que os preços elevados estimularam os produtores a plantarem mais no último outono boreal, apesar da escassa umidade no solo preparado para o cultivo.
Essa foi a primeira vez no ano que o Departamento de Agricultura dos EUA declara situações de calamidade. Em 2012, as autoridades fizeram isso com 2.245 condados em 39 Estados, também por causa da seca.
Autoridades dos EUA dizem que 42 por cento do território contíguo dos EUA (que exclui Havaí e Alasca) está sendo assolado pela seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário