MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

São Clemente leva personagens das novelas para Sapucaí


Agremiação irá relembrar grandes sucessos da televisão.
Escola será a primeira a entrar na avenida na segunda noite de carnaval

Aline Pollilo Do G1 Rio

Quem não se lembra da Viúva Porcina com suas roupas extravagantes? Ou das maldades de Odete Roitman? Esses e outros personagens inesquecíveis serão mostrados durante o desfile da São Clemente, que irá retratar as novelas brasileiras no enredo “Horário Nobre” no carnaval de 2013. A agremiação será a primeira escola a desfilar na segunda-feira (11).
“Esse é um tema que mexe muito com a população. Além do futebol e do carnaval, a novela também é uma paixão brasileira”, explicou Fábio Ricardo, carnavalesco da escola, que confessou ser noveleiro.
(O G1 publica, a partir desta segunda-feira, 14, uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio)
Após ser informado do enredo, a primeira atitude do carnavalesco, que está há três anos na escola, foi ir para ruas e perguntar quais novelas mais marcaram a vida de cada pessoa. “Só público saberia melhor quais deveriam passar pela avenida, nesse grande vale a pena ver de novo”, falou.
Mais de 50 novelas foram lembradas pelo público e as que receberam o maior número de votos foram Roque Santeiro e Que rei sou eu?.  “Vou colocar na avenida o que o público realmente escolheu”, disse o carnavalesco.
Personagens das novelas estarão presentes no desfile de 2013 da São Clemente (Foto: Alexandre Durão/G1)Personagens das novelas estarão presentes
no desfile de 2013 da São Clemente
(Foto: Alexandre Durão/G1)
Carros relembram personagens e aberturas das novelas
Serão oito carros e quatro tripés que mostrarão, além dos personagens, a moda e as aberturas que fizeram sucesso. E o carnavalesco também não se esqueceu dos bordões, repetidos incansavelmente no refrão do samba da agremiação, interpretado por Igor Sorriso.
“Estou tentando fazer o máximo possível para o público conseguir identificar os personagens e as novelas”, comentou Fábio.
O carnavalesco explicou que seria impossível dividir o desfile para cada novela, por isso ele agrupou de acordo com as principais características: “Vai ter o setor com as novelas urbanas, as regionais, as místicas, as cômicas e as românticas. Foi dividido assim para as pessoas entenderem. Por exemplo, a novela Gabriela estará no setor das novelas regionais”.
O carro abre-alas, que se chama Fábrica dos Sonhos, mostrará todas as pessoas envolvidas na produção de uma novela.  “Os integrantes do carro virão representando diretores, cenógrafos, maquiadores, de uma forma bem teatral”, disse Fábio.
Ficha técnica da São Clemente (Foto: Arte/G1)
Para o carnavalesco, o carro que vai emocionar as pessoas é o sétimo. Com mais de 20 metros, a alegoria homenageará a Escrava Isaura. Fábio disse que entrou em contato com a atriz Lucélia Santos, que protagonizou a novela em 1976, mas ainda ela ainda não confirmou presença. “Seria um sonho (a atriz desfilar)”, revelou.
João Jibão, Carminha e Crô
Fábio adiantou também que terá um homem voador na avenida, representando o João Jibão da novela Saramandaia. Além disso, o primeiro casal de mestre-sala (Fabrício Pires) e porta-bandeira (Denadir) virá caracterizado como na novela Vamp.
Já a bateria estará fantasiada como o personagem Crô, de Fina Estampa e Fábio fez mistério para os integrantes. “Os ritmistas só irão saber como é a fantasia no dia da entrega. Estou deixando para fazer uma surpresa”, explicou.  À frente da bateria estará Bruna Almeida, como rainha do Nilo.
Como não poderia deixar de ser, a Fábio é bastante questionado se os personagens de Avenida Brasil estarão no desfile da São Clemente. “Todo mundo está querendo saber se a Carminha vai vir. De alguma forma, ela estará presente no desfile”, explicou o carnavalesco dizendo ainda que Adriana Esteves não confirmou com a agremiação.
Vista do barracão da São Clemente (Foto: Alexandre Durão/G1)Barracão da São Clemente com as alegorias de 2013 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Fundada em 1961, a São Clemente nunca foi campeã no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, tendo ficado em 11º lugar em 2012. Em 2010, a escola venceu o grupo de Acesso A com o enredo "Choque de Ordem na Folia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário