MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Salgueiro quer chamar a atenção e deixar sua marca no carnaval do Rio


Agremiação é a segunda a desfilar no dia 10 de fevereiro.
Personagens que fizeram a fama da escola serão destaques no desfile.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

A Acadêmicos do Salgueiro faz segredo sobre o que vai levar para a Sapucaí para desenvolver o enredo "Fama". Segunda escola a se apresentar no Grupo Especial do carnaval do Rio em 2013, no dia 10 de fevereiro, a vermelha e branca da Tijuca guarda a sete chaves o que tem em seu  barracão, comandado pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.
(O G1 publica desde segunda-feira, 14, uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio)
Figurinos, com exceção de algumas alas comerciais, que postaram fotos nos sites para venda, também estão guardados em segredo.
Mas surpresas estão por vir, não só nas alegorias, mas também na comissão de frente coreografada por Hélio Bejani. Que ninguém imagine que Renato Lage, que ficou conhecido como o mago dos efeitos especiais, vá economizar neste quesito no desfile. Ao contrário, como afirmou a presidente Regina Celi, criatividade ele tem de sobra e a escola não está medindo esforços. Ela promete entrar na Marquês de Sapucaí  chamando a atenção, para deixar seu nome gravado na história do carnaval carioca.
Ficha técnica do Salgueiro (Foto: Arte G1)
Para isso, vem preparando seus 3.800 componentes para brilhar na avenida em 36 alas. O desfile, segundo Lage, vai ser dividido em sete setores com sete alegorias. A cadência vai ser marcada pela bateria Furiosa, comandada por mestre Marcão, com a rainha Viviane Araújo à frente. O samba será interprestado por Quinho, Leonardo Bessa e Serginho do Porto. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei e Gleice Simpatia, desfila logo após a comissão de frente.
No primeiro setor surge o tapete vermelho, por onde os famosos gostam de desfilar. Logo em seguida vem a fama retratada na antiguidade, os retratistas da era medieval, e os bailes de máscara.
O quinto setor será aberto pelo carro Fotoshopping, que vai mostrar um shopping center que “vende” novas caras, bocas, narizes, olhos e muito mais, para que anônimos não passem despercebidos nos jornais, revistas, TVs. No sexto setor vem a Pleasure Island, o sonho de todas essas celebridades.
O desfile é encerrado com os anônimos que ajudaram a fazer a fama do Salgueiro. Neste setor, a escola vai lembrar seus grandes carnavais, com seus personagens marcantes.
"O último carro vai trazer as verdadeiras celebridades para o Salgueiro: Djalma Sabiá, o único fundador vivo da escola, os baluartes, pessoas e personagens que tornaram o Salgueiro famoso, como Xica da Silva, Chico Rei, Debret. Não necessariamente personagens de enredos vencedores, mas que marcaram o desfile da escola. É um carro com uma temática mais afro e que vai mostrar que o anônimo do Salgueiro é a nossa maior celebridade", disse Renato Lage, lembrando que em 2013 a escola completa 60 anos de fundação.
Barracão da Acadêmicos do Salgueiro (Foto: Alexandre Durão/ G1)Baile de máscaras também fazem parte do enredo do Salgueiro (Foto: Alexandre Durão/ G1)

Fundada em 1953, a Acadêmicos do Salgueiro é a junção de três escolas de samba da Tijuca: a Unidos do Salgueiro, a Azul e Branco e a Depois Eu Digo.  A escola já conquistou nove títulos do carnaval carioca. No ano passado, ficou na segunda colocação no desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário