MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Safra de inverno da cenoura supera expectativas de produtores de MG


Preços também se mantêm em um bom patamar.
Caixa com 28 quilos de cenoura está sendo vendida por R$ 13.

Do Globo Rural

A colheita da cenoura superou as expectativas dos produtores da cultura de Minas Gerais. Os preços também se mantêm num bom patamar. Os agricultores têm dificuldade para conseguir mão de obra para fazer tanto trabalho.
A colheita da cenoura plantada há pouco mais de quatro meses, da chamada safra de inverno, segue em ritmo acelerado na propriedade do agricultor Hugo Shimada, em São Gotardo, no alto Paranaíba. Além da excelente quantidade, de 2,8 mil caixas com 29 quilos de cenoura, a qualidade também agradou.
“Nós estamos colhendo um produto de cor alaranjado intenso e padrão que o mercado exige de 22 a 25 centímetros. Tanto que estamos recebendo muita procura de clientes de longe, do Nordeste inclusive, que é um mercado que exige um produto com qualidade superior para aguentar um tempo maior de viagem, de prateleira”, diz Shimada.
A cenoura colhida na região do Alto Paranaíba ainda é da safra de inverno. Apesar da falta de chuva, o clima foi favorável. “A falta de chuva aumenta a produtividade devido a não dar as doenças de verão, que dá nessa cenoura plantada de inverno. Então, automaticamente há um aumento de produtividade. Esse ano, o aumento foi em torno de 30% a 40%”, diz o agricultor Mário Yamashita.
Com mais cenoura para colher, Yamashita teve dificuldade para encontrar mão de obra. “Hoje, estamos em torno de 180 trabalhadores, todos registrados e tudo certinho. Mesmo assim, está faltando mão de obra. Estamos buscando o pessoal no norte de Minas, da Bahia, do Piauí e do Maranhão”, diz.
A situação é boa para o trabalhador Charles Rodrigues, que trocou a colheita de arroz no Maranhão pela da cenoura de Minas Gerais. “A diferença é grande demais. No Maranhão, a gente sofre mais um pouco. O sol é mais quente e aqui dá para ganhar mais para viver melhor”, compara.
A caixa com 28 quilos de cenoura está sendo vendida por R$ 13, valor considerado excelente pelos agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário