MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quebra da safra de mandioca no NE aumenta a procura no Pará


Estado é o principal produtor nacional e registra aumento no preço.
Em Castanhal, casas de farinha têm dificuldade para conseguir a raiz.

Do Globo Rural

Uma pequena casa de farinha que funciona na zona rural de Castanhal produzia de 45 a 50 sacas do produto por semana até maio do ano passado. Agora, a produção é de apenas 32 sacas semanais.
A quantidade de farinha diminuiu e o preço aumentou. Até junho de 2012, a saca custava R$ 60 e agora já chega a ser vendida por até R$ 230.
A alta no preço da farinha está ligada diretamente à matéria-prima. Quando tem muita mandioca, o preço cai. Quando as plantações diminuem, o preço dispara.
Segundo a Sagri, Secretaria de Agricultura do estado, 90% da mandioca produzida no Pará é destinada à fabricação da farinha. Parte da produção é vendida no próprio estado, mas o Pará exporta também para o Amapá, Amazonas, Maranhão e Piauí.
O Pará responde por 19% da produção nacional de mandioca e além da escassez, os pequenos agricultores não estão conseguindo nem as mudas para renovar as plantações. “Quem não tem não quer porque, devido ao preço, todo mundo quer aumentar o plantio o ano que vem”, explica o agricultor Jailton Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário