MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

QUANTAS MORTES TERÃO QUE ACONTECER PARA O GOVERNO COMEÇAR A DAR VALOR A VIDA HUMANA?

Bebê de cinco meses morre em Belém à espera de uma cirurgia

Menino veio de Mocajuba, mas esperou mais de 24h para ser operado.
Laudo da Santa Casa não revela a causa da morte do bebê.

Do G1 PA
Um bebê de cinco meses morreu nesta terça-feira (1°), em Belém, após esperar mais de 24 horas por uma cirurgia. Vitor Leandro Neves Benasuly veio transferido da região do Baixo Tocantins para ser operado em Belém. Ele chegou a fazer a cirurgia, mas não resistiu. O caso foi registrado na seccional da Pedreira.
O pai do bebê, José do Socorro Benasuly, ainda está muito abalado com a morte do filho. Segundo informações da família, a criança começou a passar mal na última sexta-feira, 28 de dezembro de 2012, quando foi encaminhada para o hospital de Mocajuba, no nordeste do estado, onde não conseguiu antendimento. Logo depois, o bebê foi levado para o hospital de Cametá, também no nordeste do Pará.
Neste último hospital, a família foi informada que o bebê precisava ser operado e ele então foi encaminhado para a capital paraense. "Ele dormiu por volta de 17h e às 18h, acordou gritando de dor. Pensávamos que eram gases, mas às 22h ele começou a evacuar sangue", conta o pai do bebê, José do Socorro Benasuly.
O pai levou a criança para o Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, localizado na avenida 14 de Março. Segundo o que foi relatado em um boletim de ocorrência feito na seccional da Pedreira, foram 24 horas de espera por atendimento. "Eles prometiam que o médico ia chegar. E nada. O menino ficou sem mamar, quase dois dias se sem alimentar pra esperar essa operação", diz o pai.
Vitor foi levado para a Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde conseguiu ser operado, mas não resistiu. "Nós pagamos nossos impostos e onde estão os recursos, principalmente da saúde. É essa a minha revolta. Eu estou magoado. Só eu sei o que eu estou passando", desabafa o pai.
A causa da morte da criança não foi informada. Um laudo foi entregue a família solicitando esclarecimentos ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Agora, a família passa por outro drama. Desde terça-feira (1º) o corpo de Vitor não foi liberado.
Segundo o CPC Renato Chaves, o corpo deve passar por uma necrópsia especial, chamada serviço de verificação de óbito. Apenas um médico faz esse serviço no Instituto Médico Legal (IML) e por conta do recesso de final de ano, o profissinal não compareceu ao trabalho.
"O Vitor deu entrada ontem por volta de meio-dia. Até ontem ficou tudo parado. Domingo foi facultado e dia 1° foi feriado. Quando é um período normal, nós temos dois ou três dias que nós não temos v.o. [a verificação de óbito]. Esta demora já está sendo contornada para resolver o problema", diz Orlando Salgado, diretor geral do IML.
O corpo do bebê foi liberado às 14h desta quarta-feira (1°). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em nota, informou que o bebê deu entrada no PSM com pneumonia e problemas renais e que depois de ua avaliação médica ficou constatado que ele deveria ser transferido para a Santa Casa.
Depois de uma nova avaliação, os médicos do PSM voltaram atrás e decidiram operar o bebê, mas a família preferiu transferi-lo para a Santa Casa. A assessoria deste hospital disse que o bebê deu entrada com quadro gravede obstrução renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário