MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Projeto oferece atendimentos clínicos e odontológicos a indígenas, no AM


Ação da UEA Cidadã foi realizada na Casai, localizada no Km 25 da AM-010.
Segundo a coordenação, cerca de 10 etnias estiveram envolvidas no projeto.

Do G1 AM

Dentre as atividades realizadas por alunos estavam visita domiciliar, orientação de higiene pessoal e saúde bucal (Foto: Divulgação/UEA)Dentre as atividades realizadas por alunos estavam visita domiciliar, orientação de higiene pessoal e saúde bucal (Foto: Divulgação/UEA)
A primeira ação de 2013 do projeto de extensão universitário UEA Cidadã aconteceu nesta sexta-feira (18). De 8h às 12h, 15 alunos da Universidade do Estado do Amazonas prestaram atendimentos clínicos e odontológicos na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), localizada no Km 25 da rodovia AM-010.
Diversas atividades foram realizadas pelos alunos, dentre elas a visita domiciliar, orientação de higiene pessoal e saúde bucal. A ação recebeu apoio entre a população indígena e, segundo a coordenação da Casai, cerca de 10 etnias estiveram envolvidas na atividade.
Para o indígena Valorino Félix Gustavo, de origem Ticuna, proveniente de uma aldeia oriunda do município de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, as orientações dos alunos vão servir bastante para a saúde dele e da família. Ele foi ao local para levar a filha adoentada e receber uma orientação de tratamento. "Estou há um mês alojado aqui e percebo que a iniciativa deste projeto vai nos ajudar bastante. Além de participar desses atendimentos, também aproveito para tomar conhecimento das orientações adequadas na área da saúde e depois levá-las para minha comunidade", relatou.

Já a estudante do curso de Enfermagem, Diana Lima, destacou a importância da experiência acadêmica. "Pela primeira vez tivemos contato com a população indígena e, esse contato, além de nos tornar profissionais futuramente capacitados, também nos torna mais humanos e sensíveis às diferenças culturais. Conhecemos a realidade da saúde indígena e, ao orientá-los, aprendemos também", afirmou.
De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Gonçalves, os alunos de Odontologia, Medicina e Enfermagem que participam do projeto já estão prontos para prestar à comunidade serviços diversos nas áreas da saúde. Entre as atividades estão aferição de pressão, avaliação odontológica e atendimento médico clínico. A segunda ação do ano irá acontecer no dia 26, na Igreja Batista da Compensa II, também de 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário