MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Programa Saúde Itinerante amplia serviços e inicia nesta quinta, no AM


Ao todo, 12 unidades vão oferecer vacinação e busca ativa de portadores.
Segundo a Susam, ação será levada para comunidades do interior em março.

Do G1 AM

Ao todo, seis unidades fazem atendimento exclusivo às mulheres, quatro dão assistência odontológica e duas são responsáveis por assistência médico-laboratoriais (Foto: Manoel Vaz/Semcom)Ao todo, seis unidades fazem atendimento exclusivo às mulheres, quatro dão assistência odontológica e duas são responsáveis por assistência médico-laboratoriais (Foto: Manoel Vaz/Semcom)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá ampliar os serviços oferecidos pelas unidades móveis que realizam atendimento descentralizado. Com a criação do Programa Saúde Manaus Itinerante, as 12 unidades - seis de atendimento exclusivo às mulheres, quatro de assistência odontológica e duas de assistência médico-laboratoriais - passam a funcionar de forma integrada com a rede municipal de saúde e a oferecer novos serviços, como vacinação e busca ativa de portadores de hipertensão, diabetes e tuberculose. O atendimento começa nesta quinta-feira (10), nas Zonas Norte e Leste da cidade.
Segundo o titular, Evandro Melo, o objetivo da secretaria é ampliar o acesso à saúde das pessoas que moram em regiões onde não há serviços básicos, ou onde estes não são suficientes para atender à população do local. "Identificamos que há muitas comunidades instaladas em locais que classificamos como vazios assistenciais e é, preferencialmente, para estes locais que unidades móveis serão levadas de forma periódica", afirmou.
Evandro Melo destacou também que todas as unidades serão, ao longo dos próximos três meses, incorporadas ao Sistema de Regulação (Sisreg), para que possam fazer o agendamento de exames e consultas especializadas, necessários à confirmação de diagnóstico ou à continuidade do tratamento dos pacientes. Um exemplo são os exames de média e alta complexidade, ou as consultas com médicos especialistas. Nesses casos, a marcação do exame ou da consulta será feita na hora, evitando que o usuário tenha que se deslocar para solicitar o agendamento em outra unidade de saúde.
De acordo com a Susam, além das áreas urbanas e rurais terrestres, o serviço será levado, a partir de março, para as comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Amazonas, na área de abrangência de Manaus. As unidades chegarão a esses locais por balsa. A organização do serviço está em fase de planejamento e o cronograma de atendimento destas comunidades deverá ser fechado em fevereiro.
Locais e serviços
As primeiras áreas atendidas serão as Zonas Leste e Norte. A partir desta quinta, as seis unidades de atendimento exclusivo às mulheres estarão na Praça Conjunto dos Passarinhos, Bairro Colônia Terra Nova III, no estacionamento do Shopping Uai Manaus, São José I, na Zona Leste, e no estacionamento da Reserva Ducke, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte.
As unidades ficarão nestes locais até 25 de janeiro, funcionando de segunda à sexta-feira, de 7h às 17 h. Para os exames de mamografia e ultrassonografia, as usuárias devem apresentar a requisição médica, emitida por uma unidade de saúde. Para o exame preventivo do colo de útero (papanicolau), o agendamento é feito na própria unidade móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário