MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Programa ajuda a melhorar qualidade do rebanho em GO


Pesquisa envolve melhoramento genético do gado nelore mocho.
Trabalho é desenvolvido pela Embrapa.

Do Globo Rural

A Embrapa Cerrados, em Planaltina, no Distrito Federal, desenvolve uma série de pesquisas nas áreas de produção agrícola e pecuária.
O trabalho de melhoramento genético com o gado nelore começou há 11 anos. A equipe é coordenada pelo zootecnista Claudio Magnabosco, que explica que a escolha do gado foi estratégica. “Nós optamos pelo nelore mocho por causa do manejo”, diz.
Na fazenda, em dia de manejo das vacas que vão ser inseminadas, o veterinário Luiz  Fonseca explica que assim, o índice de prenhes do rebanho é alto. É possível acompanhar todas as etapas do processo de seleção, dos bezerros que nasceram recentemente, aos touros em plena produção de sêmen.
No processo de seleção, a Embrapa tem um time de vacas de elite que dá gosto de ver. As 12 vacas que são utilizadas para doação de embriões chegam a produzir mais de mil filhos por ano.
Todo esse capricho na seleção, já rendeu matrizes e reprodutores que vem se destacando.
A genética apurada pela Embrapa está sendo colocada agora no mercado. Uma parceira entre o órgão público e uma empresa privada tornou possível a venda do material a qualquer criador interessado.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e confira como isso está funcionando na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário