MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Produtores de fumo do RS aguardam negociação do reajuste anual


Negociação está em andamento e deve ser definida ainda este mês.
Indústrias têm autonomia para determinar preço a ser pago ao produtor.

Do Globo Rural

O fumicultor Alvício Hulfer, de Santa Cruz do Sul, região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, plantou 3,5 hectares de tabaco nesta safra. Com mais de 90% da lavoura colhida, ele chegou a vender uma pequena parte ainda em dezembro.
Por quilo vendido, o agricultor gaúcho recebeu R$ 8,65, 6% a mais do que na safra passada.
A maioria dos produtores vai fazer como Alvício, estocar o produto em galpões até que o preço final seja anunciado. A colheita já chegou a 60% no Sul do país.
Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, a negociação com a indústria, que já dura dois meses, promete chegar ao fim ainda em janeiro.
"A qualidade é boa e o mercado está em franca demanda, então nós temos tudo para que este ano os produtores e as empresas acertem um bom acordo", explica Benício Werner, presidente da Afubra.
O pedido dos produtores é de 8,5% de reajuste. Na safra passada, foi concedido de 4 a 5% de aumento, dependendo da indústria compradora.
O Sinditabaco, que representa a indústria fumageira, informa que não vai se pronunciar sobre o assunto para não interferir nas negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário