MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Prefeitura garante realização do carnaval de Diamantina em 2013


Estrutura de serviços será oferecida, mas número de palcos será menor.
Município está em estado de emergência financeira e administrativa.

Raquel Freitas Do G1 MG

Foliões comemoram na Praça da Quitanda, em Diamantina, Minas Gerais (Foto: Eugenio Moraes/HOJE EM DIA/AE)Foliões comemoram na Praça da Quitanda, em Diamantina, Minas Gerais (Foto: Eugenio Moraes/HOJE EM DIA/AE)
A Prefeitura de Diamantina, na Região Central de Minas Gerais, divulgou nesta quarta-feira (16) que o tradicional carnaval da cidade histórica está mantido em 2013. Questões políticas e financeiras ameaçavam a realização da festa no município, que decretou estado de emergência financeira e administrativa na última semana.

Ao G1, a secretária de Cultura, Bya Betelli, garantiu que uma estrutura básica de serviços, como de segurança, de saúde e de limpeza urbana, será oferecida pela administração pública municipal aos foliões. Entretanto, em princípio, haverá redução do número de palcos e de funcionários da prefeitura empenhados durante a festa em relação aos anos anteriores.
De acordo com Bya Betelli, além do Bloco Biri Biri – que reúne as duas principais atrações do carnaval de Diamantina, a Bartucada e a Bat-Caverna –, está confirmada a montagem do espaço Titi, que conta com a apresentação de DJs. A secretária também informou que haverá o desfile dos blocos tradicionais. Para a realização da festa em outros pontos da cidade, a prefeitura agora tenta firmar parcerias com o empresariado local.

Inicialmente, a prefeitura estimava gastar entre R$ 900 mil e R$ 1 milhão no carnaval. O novo orçamento não está definido, mas será menor que o estipulado anteriormente. Bya Betelli também afirma que voluntários estão envolvidos para garantir a manutenção dos festejos da folia de Momo na cidade. “Tem muita gente querendo que esse carnaval aconteça e ele é muito importante para economia da cidade”, pontua.

A previsão é que a programação oficial de Diamantina seja definida até o fim desta semana.

Questões políticas e financeiras
O presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Maurício da Paixão Maia, assumiu interinamente a prefeitura a após a chapa do prefeito eleito, Dr. Paulo Célio, ter sido indeferida. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o político chegou a ser diplomado, mas o documento foi tornado nulo depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura do vice Gustavo Botelho.

Na quinta-feira (10), Maia decretou estado de emergência financeira e administrativa pelo prazo de 60 dias. Segundo consta no texto, o município se encontra próximo da falência pública, com funcionamento de alguns serviços, como a coleta de lixo, prejudicados. De acordo com a assessoria da prefeitura, somente cerca de 10% dos 1.568 funcionários receberam os salários de dezembro do último ano.
Procurado pelo G1, o ex-prefeito de Diamantina Padre Gê afirmou que a prefeitura funcionou normalmente até o dia 31 de dezembro. Em relação à dívida do município, ele disse que há alguns parcelamentos normais em fins de mandato. Padre Gê acrescentou que se colocou à disposição da atual gestão.
Segundo o TRE, na tarde desta quarta-feira (16), foi definida a data para a realização da nova eleição no município. A votação ocorrerá no dia 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário