MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Passista com deficiência auditiva desfila em escola de samba do ES


Brunna Messias, de 15 anos, tem deficiência auditiva desde que nasceu.
Pai é intérprete de apoio da Piedade e a leva aos ensaios há 5 anos.

Tatiane Braga Do G1 ES

Aos 15 anos, a passista Brunna Ramos Messias, que desfila pela Unidos da Piedade, chama a atenção por onde samba. Quem vê o ritmo invejável e todo o gingado de Brunna demora a acreditar que a jovem nasceu com deficiência auditiva, aos seis meses de gestação. O pai de Brunna, o intérprete de apoio Bruno Messias, contou que, segundo os médicos, tanto o nascimento prematuro, quanto o fato de já ter duas pessoas com deficiência auditiva na família podem ter contribuído para o problema da jovem.
Com o tempo, o pai, que sempre esteve envolvido com o samba, passou a levar a menina aos ensaios da agremiação. "Ela acompanha a escola desde os dez anos. Quando eu ia ensaiar, ela sempre queria ir junto, para ver. Eu a levava para curtir e ela começou a pegar gosto e ficou", conta Bruno.
Ainda segundo Bruno, quem vê a passista em ação chega a duvidar da deficiência. "Muita gente que conhece ela há muito tempo as vezes tenta falar com ela normalmente, porque esquece que ela tem deficiência auditiva. Quando as pessoas a vêem sambando, fica mais difícil ainda de acerditar", relata.
A própria Brunna explica o seu gingado e ritmo, por meio da Língua Brasileira de Sinais, e o pai traduz. "Ela diz que quando a bateria começa a tocar, sente no chão a vibração e começa a sambar", disse.
A passista mora com a avó, a aposentada Wanda Ramos, que transmite a mensagem deixada pela neta. "Ela chama as pessoas para sambarem também, porque os deficientes auditivos têm condições, sim, de interagir com todo mundo", destaca.
Passista com deficiência vai desfilar no Sambão do Povo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Passista com deficiência vai desfilar no Sambão do Povo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário