MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Motorista registra Leão-baio caminhando em estrada de SC





Motorista filmou animal perto do Parque Nacional de São Joaquim.
Espécie está ameaçada de extinção; animal pode chegar a 70 kg.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Um leão-baio foi avistado na SC-430, entre as cidades de Bom Retiro e Urubici. O animal foi visto na região do Parque Nacional de São Joaquim por Gil Chiodelli Junior, na madrugada do dia 18 de janeiro, por volta das 2h40. Ele afirma que já tinha visto animais da mesma espécie anteriormente.
Segundo o biólogo Maurício Grapel, coordenador do projeto Parques e Fauna, o leão-baio pode chegar a 70 kg, sendo uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, é o segundo maior felino da América. "Apesar de poder habitar muitos ambientes diferentes, em Santa Catarina e ao longo da Mata Atlântica, de um modo geral, está restrito a áreas de remanescentes florestais onde há pouca atividade humana", explica.
Segundo o Capitão Rambusch, não há registros de ataques a pessoas, porém, já houve ocorrências de  ataques a rebanhos de ovelhas. "Eles são principalmente atraídos pela disponibilidade proporcionada pelo manejo extensivo de rebanhos, principalmente de espécies mais vulneráveis, como cabras e ovelhas", completa o biólogo Maurício.
O comportamento, porém, é diferente na natureza. "Estes ataques em fazendas acontecem devido ao grande número de animais criados soltos e extremamente fáceis de serem abatidos. Na natureza, geralmente o leão-baio vai abater um único animal, pois animais silvestres são muito difíceis de serem capturados", diz o biólogo.
Porém, não é descartada a possibilidade de ataque a pessoas, já que o felino pode se sentir ameaçado. Se o animal for avistado em áreas próximas de residências, a orientação é procurar órgãos como Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Militar Rodoviária Federal ou Polícia Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário