MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Médicos faltam e pacientes não são atendidos na rede pública do DF


Problema atingiu pelo menos cinco regiões, segundo comunicados.
GDF reconhece faltas em duas localidades e diz que vai apurar motivos.

Do G1 DF

Comunicados enviados por cinco unidades públicas de saúde do Distritito Federal à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros indicam que houve problemas no atendimento a pacientes neste domingo (6) por causa da falta de médicos.
Segundo reportagem do Bom Dia DF, a Ciade recebeu relato de falta de médicos em Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria e Brazlândia. Em alguns casos, as unidades de saúde pediram que a central não enviasse pacientes por causa da ausência de profissionais para realizar atendimento.
O secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, afirma que um médico plantonista faltou em Samambaia e dois médicos faltaram em Ceilândia. As faltas serão alvo de uma sindicância que deve ser concluída em 15 dias. As punições podem variar de uma advertência a exoneração do cargo. Ainda conforme o secretário-adjunto, havia médicos nas unidades em Santa Maria e Recanto das Emas.
O que provocou o acúmulo de pacientes e atrasou o atendimento foi a grande procura pelo serviço durante o domingo, informou Miziara.Ele disse ainda que uma sindicância será aberta para apurar essas ausências.
Uma chefe de equipe que preferiu não ser identificada disse que parte das faltas ocorreu por causa de uma prova aplicada a residentes. Segundo a secretaria, não existe relação entre as faltas e a marcação das provas porque médicos responsáveis pelo plantão não são residentes.
“Médicos de plantão não são residentes. Não há problema na marcação da prova de residente porque um residente não dá plantão e nem é responsável pelo plantão”, afirma Miziara.
Sem atendimento
A dona de casa Ana Célia Oliveira levou o filho, com febre, ao hospital de Ceilândia. Ela voltou pra casa sem que o menino fosse atendido. "A enfermeira aparece lá e diz que a gente tá perdendo tempo. Se a gente tivesse condições iria para um hospital particular não tava aqui."
Outra mãe que levou o filho com febre ao hospital de Ceilândia foi a dona de casa Ana Paula Martins. "olha aqui, 39 e meio, quase 40 graus. Agora vou pra casa dar um banho e pedir a Deus pra ele ficar bom."
Em Santa Maria o pediatra de plantão só atendeu as crianças que já estavam internadas, segundo apurou a reportagem do Bom Dia DF. No hospital de Samambaia, nenhum radiologista trabalhou durante todo o dia. A falha no atendimento também afetou os pacientes que chegavam nas ambulâncias dos bombeiros e do Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário