MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de janeiro de 2013

Leitores dão dicas de destinos turísticos menos conhecidos


G1 recebeu sugestões que fogem do tradicional.
Mande a sua e relate por que esse lugar merece ser mais conhecido.

Internautas pelo Brasil / G1

Foto de uma das dunas da Ilha de Lençóis, no Maranhão (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)Foto de uma das dunas da Ilha de Lençóis, no Maranhão (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)
Quer fugir um pouco do roteiro tradicional de turismo? O G1 reuniu algumas dicas de leitores de lugares menos conhecidos que merecem uma viagem. Você também pode participar. Mande uma foto e diga por que esse destino é tão especial.

Cidades campeãs da preferência como Paris, Nova York e Buenos Aires não estão descartadas. Mas procure indicar um passeio ou local menos óbvio desses roteiros - ou seja, "recomendo visitar a torre Eiffel" não vai entrar na nossa seleção das melhores sugestões.
Um dos destinos enviados é a Ilha dos Lençóis, no Maranhão - que não pode ser confundida com os Lençóis Maranhenses. O leitor Gabriel Castaldini narra uma verdadeira saga para chegar até o local, considerado "encantado" pelos habitantes do vilarejo. Ele diz que, mesmo a apenas 220 km da capital são Luís, precisou fazer uma viagem de quase 10 horas entre balsa, ônibus, van e barco até chegar ao local, que não tem estrutura turística - a maioria dos moradores são pescadores.
Ilha dos Lençóis, conta Gabriel, tem uma população expressiva de albinos. Por causa do sol forte na região muitos são obrigados a transformar atividades normalmente diurnas - pegar água, por exemplo - em noturnas. E também a crença de que o rei português Dom Sebastião fundou uma cidade submersa embaixo da maior duna da ilha. Essa viagem rendeu até um livro lançado de forma independente por Gabriel, chamado de "Empadão à Brasileira - diário de um viajante curioso".

Sardenha (Foto: Cláudio Márcio Azevedo Cortez/VC no G1)Torre del Porticciolo pelo leitor Cláudio
La Pelosa e Torre del Porticciolo (Itália)
Cláudio Márcio Cortez indica duas praias na Sardenha, sul da Itália: La Pelosa e Torre del Porticciolo (que aparece na foto). A primeira fica lotada no verão europeu. As opções de hospedagens vão de campings e “bed and breakfasts” a hotéis luxuosos.
A cidade onde fica a praia, Stintino, também é charmosa e tem muitas construções históricas que valem a visita. Torre del Porticciolo, por sua vez, é mais calma - mas, segundo Claudio, tem paisagens de tirar o fôlego.

Praia do Amor pelo leitor Jonathan (Foto: Jonathan Mesquita Miranda/VC no G1)Praia do Amor pelo leitor Jonathan
Praia do Amor (Pará)
Boa Vista, no Pará, é um vilarejo de Quatipuru, a cerca de 200 km da capital, Belém. Jonathan Mesquita Miranda diz que o destaque são as belezas escondidas da Praia do Amor. Pouco visitado, o local é mais um que ainda é mais selvagem, sem hotéis e apenas com casas de alvenaria para aluguel, afirma o leitor. Ele ainda destaca outros lugares inexplorados nas cercanias, como a praia de Atuncundeua, que fica 30 minutos de barco.

Parque de Canaima por Valdeiza (Foto: Valdeiza Vieira Gomes/VC no G1)Parque de Canaima pela leitora Valdeiza
Parque da Canaima (Venezuela)
A leitora Valdeiza Vieira Gomes, de Roraima, indica o Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, patrimônio da humanidade. "Há belíssimas cachoeiras que merecem ser visitadas. Partindo de carro, de Boa Vista (RR), em pouco menos de três horas chega-se à cidade de Santa Elena de Uairén. De lá são mais 40 minutos. Os guias não abusam dos preços", afirma a internauta. Um dos destaques são passeios de bote em uma área de 30 000 km² - tamanho da Bélgica!

Fiordes do Chile pelo leitor Rafael (Foto: Rafael Kalinowski/VC no G1)Fiordes do Chile pelo leitor Rafael
Canais austrais (Patagônia)
Dica do leitor Rafael Kalinowski, do Paraná: "Desconhecido pelo público brasileiro, os canais austrais, na Patagônia, também conhecidos como fiordes chilenos, são uma grata surpresa". A única maneira de percorrer estes canais é através do navio cargueiro 'Evangelistas'. Durante o trajeto, de 3 dias, o capitão do navio faz aproximações aos glaciares se o tempo permite. Montanhas nevadas, florestas ciprestes, aves e baleias também são atrações do passeio, diz Rafael.

O leitor Anderson Hummel indicou as Grutas de Longmen, na China (Foto: Anderson Hummel/VC no G1)As grutas chinesas indicadas pelo leitor Anderson
Grutas de Longmen (China)
A 12 km da cidade histórica de Luoyang, mais de 2.000 grutas abrigam cerca de 100 mil estátuas budistas talhadas na montanha. O leitor Anderson Hummel esteve por lá em 2012 e ficou emocionado. “É um lugar diferente de tudo”, conta. De todos os tamanhos, os Budas foram construídos durante dois séculos, a partir do ano 493. Anderson chegou até lá em um trem noturno saindo de Xangai. A visita durou uma manhã e inclui um tempo budista que há por perto.

Praia de Tutoia, no Maranhão, indicada pela leitora Mara Coutinho (Foto: Mara Coutinho/VC no G1)Praia de Tutoia, indicação de Mara Coutinho
Tutoia (Maranhão)
A leitora Mara Nathalie Santos Coutinho conta que Tutoia é um dos seus refúgios preferidos. Não faltam opções de passeio para quem vai até lá. "Dá para ir a pé até as dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses ou de barco até o Delta do Parnaíba", sugere ela. A região também tem praias como a da Andreza (a mais turística) e as de Moita Verde e Arpoador. Perto de Tutoia há ainda balneários de água doce cristalina, como Lagoinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário