MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ibama vai capacitar guias para correta orientação de turistas em Natal


Treinamento é voltado para bugueiros e guias de agências de turismo.
Turistas ainda compram lagosta irregular e ajudam tráfico de animais.

Do G1 RN

O Ibama realiza na quinta-feira (17) um treinamento voltado para trabalhadores do setor turístico, como bugueiros e guias de agências de turismo, de hotéis, restaurantes, bares e similares. O objetivo é capacitá-los para orientar corretamente os milhares de turistas que chegam ao estado nesta temporada e evitar que cometam infrações ambientais e acabem sendo punidos com multas e processos criminais. De acordo com nota emitida pelo Ibama, os erros mais comuns cometidos pelos turistas ainda são a compra de lagosta irregular e a colaboração com o tráfico de animais silvestres.
Segundo o chefe da fiscalização do Ibama no RN, Alexandre Rochinski, muitos turistas têm sido autuados por comprarem lagosta fora dos padrões permitidos e sem nota fiscal, o que é crime. “Acreditamos que se os guias de turismo informarem seus clientes das regras em vigor, essas infrações vão diminuir sensivelmente, o que além de ser bom para o meio ambiente ainda evita constrangimentos para os visitantes”, explica Rochinski. As multas mínimas para quem compra lagosta irregular são de R$ 700.
O outro erro comum cometido pelos turistas é a compra de animais silvestres ou o pagamento para tirar fotografias junto de crianças ou adolescentes que portam esses animais. “Sabemos que os traficantes aliciam esses jovens e os instruem a capturar animais. Depois, lesionando a coluna ou dando álcool, fazem os bichos parecerem mansos e iludem os turistas”, diz o agente ambiental federal. A multa mínima para quem adquire esses animais é de R$ 500.
O treinamento é gratuito e dura cerca de duas horas. Para participar é preciso enviar um e-mail para ascom.rn@ibama.gov.br citando o nome completo, número de um documento do interessado (RG ou CPF), área de atuação e um telefone para contato. Como haverá duas sessões – de manhã, das 10h às 12h, e à tarde, das 15h às 17h - o interessado deve especificar em que horário prefere participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário