MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Hyundai mostra o conceito HCD-14 Genesis em Detroit


Carro tem sensores para ler os olhos do motorista.
Sedã muda completamente design vincado da marca sul-coreana.

Do G1, em Detroit e em São Paulo

Hyundai HCD-14 Concept (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Hyundai HCD-14 Genesis Concept (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A mostra do que será a nova tendência de design da sul-coreana Hyundai está no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. O conceito HCD-14 Genesis, apresentado nesta terça-feira (15), foca o mercado de luxo e prevê futuros itens de conveniência da empresa na categoria. Tecnologias inéditas, como um sistema de acompanhamento da movimentação dos olhos e controles através de gestos, são apresentadas no protótipo.
De acordo com a Hyundai, as vendas de veículos da marca no mercado de luxo tem registrado crescimento em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, China e Oriente Médio. "Os modelos Genesis e Equus da Hyundai são hoje reconhecidos como sérios competidores no mercado de luxo global. Nosso veículo conceito, o HCD-14 Genesis, levará ainda mais adiante a imagem da Hyundai como marca Premium", declarou em nota Tak Uk Im, COO (Chief Operating Officer) e Diretor da Divisão de Operações da Hyundai Motor em Seul. “Nosso foco de desenvolvimento para o futuro está concentrado na inovação baseada na qualidade."
O HCD-14 Genesis traz uma linguagem de design fluida, inspirada nos metais líquidos. “A qualidade de manufatura se manifesta nas superfícies, comparáveis às das pedras preciosas”, descreve a montadora. A grande parte dianteira envolve as superfícies de metal escovado da grade, que traz uma profunda abertura vertical. Os cantos posteriores do capô incorporam detalhes lembrando extratores de calor, integrados de forma contínua com o design dos espelhos retrovisores externos.
Na silhueta lateral, as proporções clássicas de um sedã esportivo transparecem na longa distância entre eixos, balanços curtos, rodas com grande diâmetro, cabine com contorno preciso e a traseira curta. As grandes rodas foram desenvolvidas utilizando uma combinação de ligas metálicas leves, com fibra de carbono emoldurando as áreas abertas.
"Nós infundimos no HCD-14 Genesis uma personalidade esportiva de alta qualidade na forma de um cupê de quatro portas", conta Christopher Chapman, designer-chefe da Hyundai Design North America. "Sua silhueta esguia e leve não entra em conflito com o vento, mas usa uma precisão fluídica, juntamente com superfícies que criam uma resistência natural”, comenta.
Por dentro, detalhes em madeira laminada criam um visual semelhante a um mapa ao longo do console central que se estende por todo o habitáculo. O design em si do console central é inspirado numa dupla onda, que vai do painel até os assentos traseiros.
Hyundai HCD-14 Concept  (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Hyundai HCD-14 Genesis Concept (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Dobradiça grande
A abertura das portas traseiras se dá em sentido contrário ao convencional, com uma grande dobradiça única em alumínio escovado articulada diagonalmente a partir da moldura. O tema “onda” do console central influencia também as maçanetas das portas e os apoios de cabeça traseiros. Medições e dados são transmitidos ao condutor através de uma fusão eclética de instrumentos análogos e digitais, com toques de design derivados da aviação.
O cockpit focado no motorista tem uma coluna central assimétrica, com as funções ligadas à condução separadas das que envolvem o conforto dos passageiros. O console central possui até mesmo um local para guarda de um iPad, que mantém o dispositivo em segurança mesmo quando o carro é usado esportivamente.
Segundo a Hyundai, especialistas em ergonomia eliminaram a tradicional disposição dos comandos centrais empilhados, desenvolvendo um sistema de interface intuitivo que permite ao condutor do HCD-14 manter melhor os olhos sobre a rodovia. “Livres das restrições de design tradicionais, os designers criaram um conjunto de comandos sem a presença de conjuntos intimidadores de botões e interruptores”, diz a Hyundai.
Hyundai HCD-14 Concept  (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Interior do Hyundai HCD-14 Genesis Concept
(Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Olhos observados
Usando um sistema de acompanhamento da movimentação dos olhos e reconhecimento tridimensional de gestos manuais, o HCD-14 Genesis responde a comandos do motorista ao mesmo tempo em que o liberta das distrações associadas aos controles manuais.  Assim que uma determinada função é selecionada através do acompanhamento do olhar, controles acionados pelo polegar ou por reconhecimento de gestos podem ser usados para acionar funções de navegação, informação, entretenimento, áudio e até mesmo conexão com smartphones.
“Esta interface intuitiva permite ao motorista controle total de todas as funções mantendo os olhos com segurança acima do plano do painel de instrumentos, utilizando um display projetado no para-brisa para reduzir a distração ao mínimo possível”, destaca a montadora.
Motor
O sistema de propulsão do HCD-14 Genesis traz o premiado motor V8 Hyundai Tau 5.0, com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT). O HCD-14 Genesis utiliza reconhecimento ótico para identificar o motorista e iniciar a sequência de partida. A seleção das marchas é feita através de palhetas junto ao volante (paddle shifters).
O escapamento do HCD-14 Genesis é revestido de cerâmica e foi dimensionado para minimizar a pressão, obtendo o máximo de potência em altas rotações e emitir uma profunda sonoridade de barítono, com barbatanas de resfriamento integradas às ponteiras superlargas.
Híbrido
A Hyundai também exibe em Detroit seu primeiro carro com sistema híbrido plug-in, batizado de PHEV. Baseado num sedã médio conceitual, o PHEV apresenta os últimos desenvolvimentos tecnológicos que a Hyundai pretende produzir em larga escala.
Equipado com motor 2.0 GDI, o PHEV da próxima geração percorre 32 quilômetros com uma única carga em modo totalmente elétrico e, quando a energia fornecida pela bateria cai abaixo de determinado nível, passa automaticamente para o modo híbrido, permitindo alcançar distâncias maiores. A bateria pode ser totalmente carregada em casa em cerca de três horas. "Os veículos híbridos plug-in irão surpreender os motoristas por sua economia de rodagem.
Uma bateria maior permite percursos mais longos em modo elétrico, enquanto a troca automática para o modo híbrido, quando ela estiver com carga reduzida, elimina a chamada 'ansiedade da autonomia' comumente associada aos veículos elétricos", explica em nota Ki-Sang Lee, Chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Ecológicos da Hyundai Motor.

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