MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Hospital de Sergipe sofre intervenção ética


Emergência não estava funcionando.
Somente cirurgias estavam sendo realizadas no local.

Do G1 SE

O Conselho Regional de Medicina de Sergipe( Cremese) interditou o serviço de anestesiologistas Hospital  Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, a 75 Km de Aracaju. O hospital atende cerca de 200 mil habitantes que abrange cerca de seis munícipios
A decisão foi tomada após a confirmação de uma denúncia sobre a falta de atendimento dos casos de urgência, para que o anestesiologista da escala pudesse fazer as cirurgias eletivas de ortopedia. As urgências seriam encaminhadas para as cidades de Itabaiana e para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju. " Ao não funcionar a emergência de uma região tão importante quanto Lagarto os pacientes vão vir para o hospital de urgência de Sergipe e para o hospital de Itabaiana que já tem dificuldades com a sua lotação própria", disse o vice-presente em exercício do Cremese, Roberto Cezar Pareira Prado.

No dia 15 de janeiro, uma equipe de fiscalização do Cremese realizou uma vistoria na instituição e constatou a veracidade da denúncia. Já na entrada do hospital, foram informados por um funcionário que o ortopedista não poderia atender porque estava no centro cirúrgico e que, se fosse caso de urgência, deveriam se encaminhar para Itabaiana ou para o HUSE.

A anestesiologista e o ortopedista que estavam de plantão no momento da vistoria relataram que iriam realizar a quinta cirurgia eletiva do dia e justificaram não estarem atendendo na urgência por não haver outros profissionais das especialidades no hospital.

Durante uma reunião com a equipe de fiscalização, o superintendente e a supervidora do Hospital foram informados sobre a interdição ética do profissionais anestesiologistas de realizarem cirurgias eletivas no hospital enquanto a escala com mais profissionais das especialidade não for preenchida.

Segundo o Cremese, foi determinado ao diretor técnico médico do hospital que o plantão de urgência e emergência não seja fechado para a realização de cirurgias eletivas.

A interdição teve início no dia 15 de janeiro e será nula tão logo as solicitações forem atendidas." Se houver pelo menos mais anestesista de plantão todas as cirurgias ortopédicas eletivas serã realizadas e a urgência estará devidamente coberta. Dessa forma a população poderá usar o hospital de urgência de Lagarto sem precisar vir para a urgência do Huse", disse o conselheiro fiscal do Cremese, Hyder Aragão de Melo.

A diretoria operacional da Fundação Hospitalar de Sergipe através de nota esclareceu que todos os pontos citados pelo Conselho de Medicina já foram adequados. Ainda segundo a nota a diretoria vai enviar um comunicado especial ao CRM na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário