MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de janeiro de 2013

Grupo deve acompanhar pesquisas sobre jazidas de diamantes, no AM


Segundo titular da SEMGRH, Sul do Estado possui geodiversidade rica.
Rocha que contém diamante em Rondônia deve se estender ao Amazonas.

Do G1 AM

Técnicos concluíram pela viabilidade econômica e social da exploração do calcário da mina do Jatapu, no município de Urucará (Foto: Divulgação/SEMGRH) Grupo irá auxiliar na localizada de kimberlitos, rocha
que contém diamante na forma primária
(Foto: Divulgação/SEMGRH)
A Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), deverá criar um grupo de trabalho para acompanhar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na localização de kimberlitos, rocha que contém diamantes na forma primária, no Estado.
A primeira reunião entre a secretaria e o CPRM, para tratar sobre a formação do GT que irá acompanhar pesquisas sobre a existência de jazidas de diamantes no Estado está marcada para terça-feira (8). O Grupo de Trabalho também terá a participação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Segundo o titular da SEMGRG, Daniel Nava, a região Sul do Amazonas possui uma geodiversidade muito rica, e a secretaria dispõe de especialistas em diamantes que poderão contribuir com os estudos que estão sendo realizados pelo CPRM. "A SEMGRH já trabalha em parceria com o Serviço Geológico do Brasil no levantamento de novas oportunidades de negócios do setor mineral, seja na produção de minerais metálicos na região Nordeste do Amazonas, na produção de insumos agrominerais na região do Rio Madeira e Baixo Amazonas, e em commodities minerais de grande valor agregado como o ouro e diamantes, principalmente na região Sul do Amazonas", afirmou.
Ainda de acordo com Daniel Nava, provavelmente os kimberlitos existentes em Rondônia deverão se estender até o Amazonas, mas somente com o mapeamento geológico em detalhe será possível definir a localização das jazidas economicamente viáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário