MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Governo libera crédito emergencial para atingidos pela estiagem no Sul


Agricultores estão conseguindo crédito extra para recuperar as perdas.
Juros menores e prazo para pagar são grandes incentivos.

Do Globo Rural

Romeu Soares Pinto é agricultor em Santa Rosa, uma das regiões mais atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. O ano passado, ele perdeu 95% da soja plantada e por falta de pastagem teve uma queda de 60% na produção de leite.
Para recomeçar, Romeu buscou o financiamento oferecido pelo Governo Federal. Com R$ 10 mil comprou uma carreta agrícola e insumos para recuperação do solo.
A taxa de juros é de 1% ao ano e se o agricultor pagar em dia, ainda tem um desconto de 20% no valor da parcela.
O recurso é destinado para recuperação do que foi perdido com a seca, por isso, a necessidade de uma avaliação técnica. O dinheiro só é liberado depois da aprovação do projeto, que pode ser feita por técnicos dos sindicatos de trabalhadores rurais ou entidades ligadas ao setor. Em todo o estado, só a Emater já garantiu, desde o início do programa, em julho de 2012, a liberação de R$ 130 milhões. A maioria do recurso foi destinada à irrigação e recuperação de solo.
O prazo limite para a contratação com o banco é até o dia 31 de janeiro. Pelo menos 120 mil agricultores deverão ser beneficiados pela medida. A linha de crédito emergencial pode ser paga em 10 anos, com três anos de carência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário