MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de janeiro de 2013

Fotógrafo expõe imagens do carnaval de rua em Pernambuco


Fred Jordão registrou o que há de mais tradicional na folia do estado.
Estão nas imagens os ursos, maracatus, bois, troças e clubes.

Do G1 PE

Exposição de Fred Jordão mostra figuras típicas do carnaval de Pernambuco. (Foto: Fred Jordão / Divulgação)Exposição de Fred Jordão mostra figuras típicas do
carnaval de Pernambuco. (Foto: Fred Jordão / Divulgação)
O fotógrafo Fred Jordão expõe, até o dia 31 de janeiro, a mostra "Carnaval de Rua", na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife. O fotógrafo apresenta imagens de manifestações tradicionais do estado durante o período carnavalesco, como ursos, bois, maracatus, troças de bairros e clubes carnavalescos.
Com cerca de 20 anos de cobertura do carnaval pernambucano, Fred explica que percebeu uma mudança de comportamento dos foliões, que passaram a dar uma maior importância aos grandes shows em detrimento das manifestações culturais locais. Incomodado, deixou de fotografar profissionalmente o carnaval e passou a fazer imagens sem compromisso das tradições populares.
"Esta é uma tentativa de mostrar que a gente tem um algo diferenciado, que envolve manifestações espontâneas de rua e muita criatividade. É uma reflexão sobre qual o papel do carnaval popular dentro dessas mega programações carnavalescas. A impressão é que esses grupos mais tradicionais entram só para cumprir tabela num canto qualquer da cidade e acabam perdendo a atenção da público, sendo desvalorizados. Não tenho nada contra os shows, mas não quero que só se olhe para eles. Não podemos perder nossa tradição, é preciso dar mais condições e espaço", pondera o fotógrafo.
Supervalorização de grandes shows foi pontapé para mostra. (Foto: Fred Jordão / Divulgação)Supervalorização de grandes shows foi pontapé
para mostra. (Foto: Fred Jordão / Divulgação)
As fotos trabalham com sequencias, mostrando vários momentos das transformações e encenações dos foliões, como no caso de um anônimo que troca de roupa e se transforma em mulher, ou de um homem com e sem a máscara do urso ou a evolução pela madrugada do bloco Batutas de São José.
A mostra reúne 24 imagens, produzidas em locais como os pátios de São Pedro e Santa Cruz, alguns subúrbios do Recife (Água Fria, Nova Descoberta, Casa Amarela) e Olinda, bem como cidades da Zona da Mata Norte, como Carpina, e feitas nos últimos quatro anos. A curadoria é da jornalista e crítica de arte Simonetta Persichetti.
O fotógrafo
Natural da cidade de Bonito, Fred Jordão é formado em jornalismo e trabalha com fotografia desde 1986. Fez pós-graduação em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre acervos iconográficos na era digital. Iniciou sua profissionalização em jornais de sindicatos, passando a integrar a equipe do Jornal do Commercio, Veja 28 Graus e Diario de Pernambuco. Foi um dos fundadores da agência Imago Fotografia, onde atuou por 17 anos. Tem imagens expostas e publicadas em galerias, jornais e revistas do Brasil e exterior. Desenvolveu o projeto de criação e curadoria do Centro Cultural Malakoff, na área de fotografia. No cinema, além de cartazes, still e making-off, é coautor do roteiro do documentário "O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas".
Serviço
Exposição "Carnaval de rua", de Fred Jordão
Até 31 de janeiro
De terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h
Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário