MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Família no interior de SP culpa falta de ambulância por morte de garoto


Menino passou mal em casa e mãe alega omissão do hospital no socorro.
Revoltados, parentes e amigos depredaram pronto-socorro de Miguelópolis.

Do G1 Ribeirão e Franca

A mãe do adolescente, Maria Aparecida Dias, diz que houve demora no socorro (Foto: Alexandre Sá/EPTV)A mãe do adolescente, Maria Aparecida Dias, diz que houve demora no socorro (Foto: Alexandre Sá/EPTV)
Uma família de Miguelópolis (SP) acusa o pronto-socorro da cidade de omissão no socorro a um adolescente de 14 anos, que morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa na noite de sábado (19). A mãe do garoto alega que a ambulância solicitada por ela não foi enviada ao local onde o menino passou mal. Revoltados com a morte, familiares e amigos do estudante depredaram o prédio da unidade de saúde.
O coordenador do pronto-socorro afirmou que caso seja constatado que houve falha no atendimento ao adolescente, os responsáveis serão punidos.

Morte e revolta
O adolescente Gerson Alves de Lima Ferreira tinha arritmia cardíaca. A mãe, Maria Aparecida Dias, disse que ele passou mal em casa na noite de sábado, e que telefonou para o pronto-socorro para pedir uma ambulância. Como o socorro não chegou, a família parou um carro na rua e pediu ao motorista que levasse o menino ao hospital. “Eu liguei cinco vezes e em nenhuma vez eles me disseram o motivo da ambulância não ter ido. Ele já chegou desfalecido ao hospital”, diz Maria Aparecida.
De acordo com a família, Gerson morreu ao chegar ao pronto-socorro. Amigos e familiares do garoto ficaram sabendo do caso e foram até o hospital. Revoltados, eles apedrejaram o pronto-socorro, a santa casa e a ambulância que deveria ter feito o transporte do paciente e que estava parada na entrada do prédio. Portas, janelas e móveis foram danificados.
Porta do pronto-socorro foi quebrada a pedradas (Foto: Alexandre Sá/EPTV)Porta do pronto-socorro foi quebrada a pedradas
(Foto: Alexandre Sá/EPTV)
A Polícia Militar informou que foi chamada pelos funcionários do pronto-socorro e que, ao chegar ao local, foi recebida com pedras, xingamentos e ameaças por parte dos manifestantes. Duas viaturas sofreram danos. Segundo a polícia, o grupo era formado por cerca de 20 pessoas – um irmão do adolescente participava da ação.
Em meio ao tumulto, cinco pessoas - entre elas três adolescentes - foram detidas.
Para o irmão, o ato se justifica pela revolta da morte do menino. “Nós ficamos revoltados porque meu irmão não recebeu atendimento e morreu. Qualquer um no meu lugar faria isso. Foi um momento de revolta. Quem vai trazer meu irmão de volta agora? Ele morreu porque não teve atendimento”, diz o irmão do adolescente, Wagner Alves Dias.
Segundo a mãe, a tragédia poderia ter sido evitada. “Talvez ele não teria morrido se o socorro tivesse chegado logo”, lamenta.
Pronto-socorro
De acordo com o coordenador do pronto-socorro, Júlio Ferreira Carmo, dois médicos estavam de plantão quando o menino deu entrada. Carmo afirma que todos os procedimentos possíveis foram feitos para reanimar o adolescente, mas ele não resistiu.
Com relação à demora da ambulância, como acusa a família, Carmo diz que o pronto-socorro possui apenas um veículo para fazer o transporte de pacientes, e que no momento do chamado da mãe do adolescente, a viatura estava em outro atendimento. Entretanto, Carmo afirmou que as possíveis irregularidades na demora do socorro serão apuradas.
A única ambulância do pronto-socorro de Miguelópolis, SP, foi danificada pelas pedradas (Foto: Alexandre Sá/EPTV)A única ambulância do pronto-socorro de Miguelópolis, SP, foi danificada pelas pedradas (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário