MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estiagem provoca perda na produção de soja em propriedades de MS


Desenvolvimento das lavouras desanima agricultores do sul do estado.
Pode haver perda significativa da produção do grão.

Do Globo Rural

O desenvolvimento das lavouras de soja desanima os agricultores do sul de Mato Grosso do Sul. A falta de chuva nas últimas semanas prejudicou as plantas e pode haver perda significativa na produção.
Na propriedade do agricultor Ademir Toniato, em Dourados, as raízes estão secas e houve má formação dos grãos. Sem esperança de recuperar as plantas, ele resolveu acionar o seguro do banco para cobrir os prejuízos. “Vai cobrir em torno de 70% do investimento que fizemos na lavoura”, diz.
Dos 680 hectares cultivados na fazenda da família, 200 estão nas mesmas condições. Elas são da variedade superprecoce, que tem o ciclo mais curto de desenvolvimento. O custo de produção na área chegou a R$ 1000 por hectare.
Pequenas manchas amarelas em meio ao verde revelam parte das perdas na lavoura. As plantas não conseguiram se desenvolver e a soja semeada no dia primeiro de outubro será colhida a partir de 25 de janeiro com a certeza de prejuízo.
Muitos produtores anteciparam o plantio da soja visando a safrinha do milho. A variedade superprecoce, que é a mais utilizada pelos agricultores, requer uma quantidade maior de chuva em um período menor de tempo.
O agricultor Tiago Bigatão Ramos planta soja no município de Douradina. Em dezembro, foram registrados na região apenas seis milímetros de chuva, situação que preocupa. Tiago acredita que nem mesmo a variedade considerada mais tolerante à seca conseguirá resistir aos dias de estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário