MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estação das Docas comemora 397 anos de Belém com música e dança


Boi Veludinho e Balé Folclórico da Amazônia são as atrações do sábado, 12.
Público é convidado a formar cortejo que vai desfilar pela orla a partir das 17h.

Do G1 PA
Além do Boi Veludinho, mascarados e cabeçudos animam o cortejo pelo aniversário de Belém. (Foto: Divulgação)Além do Boi Veludinho, mascarados e cabeçudos animam o cortejo pelo aniversário de Belém. (Foto: Divulgação)
No próximo sábado (12) em que Belém comemora 397 anos, um dos principais pontos turísticos da cidade, a Estação das Docas, vai contar com uma programação cultural especial para marcar os festejos. O Boi Veludinho e o Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) serão as atrações da festa que acontece a partir das 17h, no complexo turístico.
Atrás do Veludinho, cabeçudos e mascarados vão desfilar em cortejo pela orla da Estação, acompanhados por uma banda de fanfarra e ao som de canções que remetem à alegria do Carnaval. A tradição do boi de máscara de São Caetano de Odivelas chegou há cerca de 20 anos em Belém, através da família Viegas, do bairro do Guamá. “Nossas raízes estão em São Caetano e durante muitos carnavais tínhamos que nos deslocar pra lá para comemorar esse período. Foi então que tivemos a iniciativa de criar o Boi Veludinho para nos divertir aqui mesmo, em Belém, e inserir as crianças na festa, já que somente os adultos participavam”, conta a coordenadora e fundadora do grupo, Socorro Viegas.
Integrantes do Balé Folclórico da Amazônia fazem performance com ritmos da região. (Foto: Divulgação)Integrantes do Balé Folclórico da Amazônia fazem
performance com ritmos da região.
(Foto: Divulgação)
Na sequência, as tradições de São Caetano abrem espaço para o folclore amazônico. O Balé Folclórico da Amazônia empresta às lendas mais conhecidas do imaginário popular paraense uma interpretação própria, baseada nas obras de compositores da região. Guitarrada, carimbó, lundu e merengue estão no repertório do grupo, composto por 35 integrantes, distribuídos entre músicos e dançarinos. O público terá a oportunidade de conferir de perto a performance que foi premiada durante um festival de dança na Europa, em 2011.
Serviço: “397 anos de Belém” na Estação das Docas, no próximo sábado (12), a partir das 17h. Informações: (91) 3212-5660. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário