MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Encontro de blocos lirícos reúne gerações em parque do Recife


Projeto Alegres Bandos segue animando os sábados pré-carnavalescos.
Blocos líricos se encontram com o público e festejam presença das crianças.

Do G1 PE

Francisco Irineu, do bloco O Bonde, cumprimenta pequena foliã (Foto: Katherine Coutinho / G1)Francisco Irineu, do bloco O Bonde, cumprimenta
pequena foliã (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Foliões de todas as idades se reuniram neste sábado (12) no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, para o encontro de blocos líricos do projeto 'Alegres Bandos'. Nem mesmo a chuva que caiu no fim da tarde desanimou os foliões, que cantavam em coro canções tradicionais, como o hino dos blocos Batutas de São José e Madeira do Rosarinho, entre outros.
O acerto de marcha desta tarde contou com a participação dos blocos Amante das Flores (Camaragibe), Trupe Lírico-Musical Um Bloco em Poesia (Recife) e Bloco Flor da Lira de Olinda (Olinda), em homenagem aos blocos O Bonde, Bloco Cordas e Retalhos e Bloco das Ilusões.
O aposentado Diógenes Ramos e a esposa, Iraci Maria, acreditam que frevo é para ser dançado a qualquer hora. "Folião é assim mesmo, faça chuva, faça sol, estamos dançando", explica Diógenes. "Não tem nada melhor que frevo de bloco. Por mim, passava o ano inteiro dançando frevo", defende Iraci. "Eu morreria se não pudesse dançar frevo, é a minha vida, realmente amo", declara-se a professora Raquel Eduardo.
As amigas Daniela de Melo, Poliana Diniz e Tatiane de Fátima também enfrentaram o mau tempo para se divertir. "Eu gosto mais de frevo de bloco mesmo, não podia perder a oportunidade", diz Daniela. "É a nossa cultura, podia ter mais durante o ano", defende Tatiane.
A folia deste sábado reuniu diferentes gerações. O oficial de Justiça Gláucio de Aquino levou as filhas, Letícia, de 7 anos, e Luiza, de 2 anos, para brincar no parque, mas as duas só queriam saber de ficar próximas aos blocos. "Luiza chorou quando tentamos ir embora", conta Gláucio.
A pequena Luiza conquistou foi o funcionário público Francisco Irineu, que faz parte do bloco O Bonde e, mesmo todo paramentado, fez questão de se abaixar para falar com a menina. "Esse contato com as crianças garante que o frevo siga para as próximas gerações. É a cultura que se renova, se recria, ainda mais agora que o frevo é patrimônio imaterial da humanidade", acredita Francisco.
A psicóloga Ana Paula Tenório Cardoso fantasiou a filha, Camila, de 2 anos, para ver o encontro. "Levo desde que ela era ainda menor, ela adora. Tem que acostumar desde novinha mesmo", defende Ana Paula.
Camila Cardoso curte o carnaval desde pequena (Foto: Katherine Coutinho / G1)A pequena Camila Cardoso curte o carnaval desde pequena, já fantasiada (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário