MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cortejo carnavalesco anima ruas do Centro Histórico de São Luís


Programação terá mais duas edições de cortejos antecedendo o carnaval.
Tambor de crioula, blocos tradicionais e alternativos animam a festa.

Do G1 MA

Foi dada a largada na folia carnavalesca promovida pelo Governo do Estado em São Luís, com a realização do cortejo de manifestações populares pelas ruas do Centro Histórico, indo da Praça Deodoro até a Praia Grande, além de apresentações nas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura (Rua Portugal). O público acompanhou a beleza e a alegria do cortejo, que teve a presença de grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos, entre outros.
Artistas abrem Cortejo Carnavalesco com irreverência na Praça Deodoro, Centro de São Luís (Foto: Divulgação/Antônio Martins)Artistas abriram cortejo no Centro de São Luís (Foto: Divulgação/Antônio Martins)

Participaram do cortejo da Praça Deodoro – Praia Grande, a Tribo de Índio Tapiaca Uhu; os blocos tradicionais Os Tremendões, Os Foliões e Os Apaixonados; os alternativos, Fuzileiros da Fuzarca, La Boêmios de Fátima e Mocidade Independente Turma do Saco; os blocos organizados Beatos do Samba e Os Liberais; além das escolas Marambaia do Samba e Turma da Mangueira; da Banda do Galo; Trupe Carnavalesca (Banda do Bom Menino, Irê, Gilson, Sandra e Silvana); Legião dos Fofões e Bloco Afro Aruanda.
Segundo a presidente do bloco alternativo Fuzileiros da Fuzarca, Maria das Graças Viana, o cortejo é o início da preparação para o carnaval. “Estamos preparados para levar muito carinho e alegria para o público. São 77 anos de muita história na folia de São Luís”, contou.  Para o diretor de bateria da Marambaia, Euzébio Pinto, a expectativa para o carnaval de rua é a melhor possível. “Para nós é grande a emoção de poder mostrar a animação da bateria para aqueles que não conhecem ou nunca viram uma escola de samba”, disse, ele, durante o percurso do cortejo pela Rua Grande.
Para o casal de turistas de Roraima, Smith e Luciene Rodrigues, a festa é bonita e emocionante. “Achei muito interessante chegar aqui no Centro Histórico de São Luís e perceber a preocupação em manter viva a tradição da brincadeira de rua, além disso, estou emocionado de conhecer tantas manifestações culturais”, afirmou Smith.

A programação de Cortejos Carnavalescos terá, ainda, mais duas edições, nas próximas sextas-feiras, dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre saindo da Praça Deodoro, a partir das 17h. Também participarão tribos de índios, grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos e escolas de samba e blocos afro.
Bateria da escola de samba Marambaia no Canto da Cultura, Centro Histórico  da capital (Foto: Divulgação/Antônio Martins)Bateria da escola de samba Marambaia no Canto da Cultura, Centro Histórico da capital (Foto: Divulgação/Antônio Martins)



Shows no carnaval
A programação carnavalesca deste ano inclui cinco grandes shows nacionais no Ponto da Mistura, na Praça Deodoro (Centro). O roteiro começa no domingo magro (3) e prossegue no sábado gordo (9), domingo (10), segunda (11) e terça-feira (12), sempre a partir das 18h30.
Na noite de abertura, domingo (3), a folia ficará por conta de Monobloco, Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. A segunda noite, no sábado (9), a animação será da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude.
Nesse mesmo período (dias 3, 9, 10, 11 e 12), o Circuito Deodoro-Madre Deus funcionará com o desfile de manifestações populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário